As gerações divinas. Lista

Os deuses antigos eram habitualmente dispostos em duas gerações anteriores à terceira, a dos deuses olímpicos.

As três gerações

Os deuses primordiais — ou da 1ª geração — eram entidades que haviam estruturado o mundo que os gregos conheciam. Representavam as mais primitivas e poderosas forças da natureza, como por exemplo relâmpago, e também todos os impulsos básicos da vida, como a morte e o inflexível destino.

Os titãs, representantes típicos da 2ª geração, que obviamente descendendia da primeira, transmitia ainda uma visão agitada e indomada da natureza. Havia já deuses de aparência semelhante à humana, mas predominavam divindades poderosas, monstruosas e aparentemente incontroláveis.

miniaturaMusa com cítara

Mais tarde, com o desaparecimento da potência criadora e selvagem das duas primeiras gerações, as antigas divindades e as novas se acomodaram, cada uma em seu domínio. Na época da 3ª geração, a dos deuses “olímpicos”, as divindades adquiriram forma totalmente humana e o mundo assumiu, finalmente, o aspecto atual.

Segundo as tradições gregas, porém, pouco tempo antes do mundo atual, os deuses interagiam constantemente com os mortais e a terra ainda estava cheia de monstros assustadores. Os filhos dos deuses olímpicos constituem, de certa forma, a quarta e última geração divina.

Genealogia

Muitas divindades de uma geração se uniram a divindades de outra geração e logo as relações de parentesco se tornaram um tanto complexas:

gene

Lista de deuses antigos e monstros

Algumas entidades puramente abstratas ou de importância meramente genealógica, sem lenda significativa associada, não foram incluídas na listagem.