A antiga língua grega. Inscrições

O grego, língua indo-europeia do tipo arcaico, é conhecida (...) desde 1400 a.C. Dessa data aos nossos dias podemos seguir a evolução de um dos mais brilhantes instrumentos de cultura que a humanidade conheceu.
Página da editio princeps de Aristóteles

O grego antigo é uma das mais antigas línguas da grande família indo-europeia e sua influência está presente em muitas línguas modernas.

Os quatro milênios de evolução da língua grega começaram por volta de -2000, data aproximada da presença dos mais antigos falantes da língua grega na Península Balcânica.

Embora ainda se fale o grego, há importantes diferenças entre a língua de hoje e a de 4.000 anos atrás[1]. Para conhecer as fases mais antigas, é necessário estudar antigas inscrições e textos escritos que conseguiram chegar até nossos dias.

As mudanças da língua falada e seus dialetos nem sempre são acompanhadas pelos sistemas de escrita. Na Grécia, os primeiros escritos foram registrados por meio de silabários e somente no século VIII aC desenvolveu-se a escrita alfabética utilizada até hoje.

Através do latim ou diretamente, muitas palavras gregas foram incorporadas ao vocabulário das línguas modernas.

Estrutura geral da seção