Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

A geografia grega antiga

Em termos gerais, todas as regiões onde viveram os gregos partilhavam clima, solo e recursos naturais semelhantes.
 

As primeiras populações que falavam grego ocuparam, por volta de -2000, várias regiões da península balcânica, território de topografia irregular localizado no sudeste da Europa. Posteriormente, em sucessivas fases de expansão marítima, os gregos se estabeleceram em outros locais, notadamente nas ilhas do Egeu e nas margens do Mar Mediterrâneo e do Mar Negro.

Na Antiguidade, as mais importantes comunidades gregas se concentravam na própria península balcânica, nas ilhas do Mar Egeu, na costa ocidental da península anatólica (Ásia Menor), no sul da península italiana e nas grandes ilhas da Sicília, a oeste, e de Creta, ao sul.

Graças às viagens marítimas, os gregos antigos dispunham de razoável conhecimento geográfico e muitas descrições de viagens, lugares e seus habitantes chegaram até nós. Os primeiros geógrafos propriamente ditos foram os filósofos da natureza e os viajantes do século -IV; somente no Período Helenístico, porém, a geografia grega se estabeleceria em definitivo como uma ciência.

Além de informações sobre a geografia grega, nesta área estão também disponíveis mapas e esboços modernos de questões geográficas importantes para a compreensão da antiga cultura grega.

Imprenta

Artigo nº 0007
publicado em 17/11/1997. Atualização: 14/01/1998.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. A geografia grega antiga. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0007. Consulta: 14/12/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 10/11/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017