Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Os bois de Gérion

δέκατον ἐπετάγη ἆθλον τὰς Γηρυόνου βόας ἐξ Ἐρυθείας κομίζειν.
Apollod 2.5.10

<Euristeu> impôs como décimo trabalho trazer, de Erítia, o gado de Gérion.

 
 
Héracles enfrenta Gérion (Gerioneu)

Gérion (gr. Γηρυών) era um gigante de três cabeças e corpo triplo, possuidor de enormes rebanhos de bois "vermelhos". Vivia na mítica ilha de Erítia, situada no fim do rio Oceano que envolvia o mundo (possivelmente perto de Cádiz, no sul da Espanha). Era filho de Crisaor e da oceânide Calírroe, e, da parte de Crisaor, neto de Posídon e da Medusa. Pode-se dizer, portanto, que Héracles era um primo distante.

Os animais eram guardados por um pastor, Eurítion, e pelo cão Ortro, filho de Equidna e Tífon, ambos monstros perigosíssimos. Assim como Cérbero, seu irmão, Ortro tinha várias cabeças e, segundo algumas versões, corpo de serpente.

Héracles recebera ordens de roubar os rebanhos e levá-los a Euristeu. Antes de mais nada, precisava atravessar o enorme rio Oceano para chegar a Erítia e conseguiu por empréstimo a taça de Hélio, depois de ameaçá-lo com suas flechas no deserto da Líbia. Ao passar pelo estreito que separa a África da Europa, ergueu as famosas Colunas de Héracles[1].

Chegando a Erítia, Héracles enfrentou primeiramente Ortro e Eurítion, e liquidou-os sem maiores dificuldades. Atacado a seguir pelo próprio Gérion, primeiro derrubou-o com suas flechas, e a seguir matou-o facilmente, a golpes de clava.

O retorno a Micenas foi difícil e demorado, pois o rebanho era enorme e muitos ladrões tentaram roubá-lo. Os mitógrafos situam aqui diversas aventuras “locais” do herói, que assinalam sua passagem pelas diversas terras do Mediterrâneo Ocidental situadas entre o estreito de Gibraltar e a Grécia. Uma das mais notáveis foi a luta contra Caco, ladrão de três cabeças que vivia nos arredores da futura Roma.

De volta a Micenas, finalmente, Héracles entregou os bois que restaram a Euristeu, e o rei sacrificou-os a Hera. Ao contrário do touro de Creta, esses ela aceitou...

Notas

  1. Colunas de Héracles (gr. Ἡράκλειοι Στῆλαι, lat. Columnae Herculis) era o nome do Estreito de Gibraltar na Antiguidade. Ele tem atualmente apenas 13 km de extensão, fica no extremo ocidental do Mediterrâneo e separa dois promontórios, um no sul da Europa (o rochedo de Gibraltar) e outro no norte da África (rochedo de Ceuta). Do outro lado está o Oceano Atlântico.

Créditos das ilustrações

i0221Héracles enfrenta Gérion (Gerioneu) → Ver comentários.

Links externos

Imprenta

Artigo nº 0039
publicado em 11/03/1998.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Os bois de Gérion. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0039. Consulta: 22/10/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 30/04/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017