Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO
280 palavras

Os deuses antigos

Os deuses tudo podem; os homens tudo arriscam.
Jacqueline de Romilly, 1970
 
 
A criação

Os povos da Antiguidade procuraram explicar, em todos os lugares e da melhor maneira possível, a origem do Cosmo (= Universo) e a existência dos fenômenos naturais dos quais dependiam para sobreviver. Sumérios, egípcios, acádios, hebreus, chineses, indianos e gregos, entre outros, consideravam as forças naturais entidades “sobrenaturais” e poderosas que chamavam de divindades ou deuses.

Os gregos organizaram as divindades em “famílias” divinas, e personalizaram cada um deles com todas as virtudes e todos os defeitos das famílias humanas. Desenvolveram também, a partir de modelos da Ásia Ocidental, genealogias para explicar satisfatoriamente tanto a criação do Universo, ou “cosmogonia”, como a origem dos deuses, ou “teogonia”.

As divindades gregas podem ser mais ou menos divididas em dois grandes grupos, o dos deuses antigos e o dos deuses olímpicos. Os deuses olímpicos regem o Universo na época em que vivemos; os deuses antigos representam, grosso modo, as indomadas e poderosas forças criativas que existiam no início dos tempos. Em seu poema Teogonia, Hesíodo justamente contrasta a ordem e a organização que caracterizavam o reinado de Zeus, o rei dos deuses olímpicos, e a desordem que imperava no período precedente (Gantz, 1996).

Embora não tenha sido a primeira das entidades primordiais, Gaia é certamente a mais importante delas. Personificação da terra e de sua inesgotável capacidade geradora, ela deu origem a quase todas as divindades que participam dos mitos gregos, os heróis, os seres humanos e os monstros que ameaçaram, em diferentes épocas, tanto uns quanto outros.

Muitas divindades antigas são puramente conceituais, ou representam forças da natureza, ou têm importância meramente genealógica, e não têm lendas específicas associadas ao seu nome.

Créditos das ilustrações

i1030A criação → Ver comentários.

Em outras partes do Portal

Imprenta

Artigo nº 0084, publicado em 19/12/1998. Última atualização: 06/02/2009.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Os deuses antigos. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0084. Consulta: 24/08/2019.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 13/08/2019 ← novidades Contato Outras páginas do autor Créditos
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2019