Os mitógrafos antigos
Foram Homero e Hesíodo (...) que compuseram uma teogonia para os helenos, deram nome aos deuses,
Datam do início do Período Arcaico as primeiras descrições sistemáticas dos mitos que constituem, em conjunto, a mitologia grega.
Entre os poetas, o mito constitui uma das bases de sua criação literária e, entre os prosadores, o mito desempenha importante papel em sua argumentação. Nas cenas de vasos, nas discussões filosóficas, na vida religiosa e na conversa cotidiana dos gregos, os mitos estavam presentes. De modo geral, o mito era parte de todos os aspectos da sua cultura.
Era necessário, portanto, que em algum momento essa monumental coleção de histórias fosse reunida e organizada. Antes do Período
Durante o Período Higino
Neste verbete, discutirei os mitógrafos Ferécides de Atenas, [Apolodoro], [Eratóstenes], Antonino Liberal e [Higino]. Vários textos anônimos e outros autores gregos e romanos foram ou serão abordados em outras partes do Portal; eis os mais importantes para o estudo do mito:
Alceu
Arato de Soli
Aristófanes
Ateneu
Baquílides
Calímaco Cícero
Cônon
Diodoro Sículo
Eliano
Escólios
Ésquilo Estesícoro
Estrabon
Eurípides
Helânico
Heródoto
Hesíodo
hinos homéricos
Ilíada Nono
Odisseia
Ovídio
Palefato
Partênio
Pausânias
Píndaro
Poetas cíclicos
Sérvio
Simônides
Sófocles
Teócrito
Virgílio
Há também muitos relatos anônimos, fragmentários e difíceis de datar, conhecidos graças aos pedaços de manuscritos e papiros gregos descobertos em Pompeia, Herculano e Egito nos últimos dois séculos.
Uma fonte não escrita têm mostrado importância cada vez maior: as cenas dos vasos de figuras negras e de figuras vermelhas, que esclarecem com frequência episódios míticos pouco conhecidos ou mal descritos nas fontes literárias.
De modo geral, as fontes com frequência contam a mesma história com várias divergências, pois cada autor adotava versões de diferentes origens e fazia as modificações que lhe pareciam mais adequadas. Assim, chegaram a nós muitas variações da mesma lenda e muitas vezes essas versões são altamente conflitantes[2].