Ferécides de Siros
Uma antiga tradição informa que Ferécides de Siros (gr.
Plutarco (Sull. 36) e outros escritores tardios, no entanto, se referem a Ferécides apenas como
'teólogo' (gr.
Biografia
Segundo Diógenes Laércio e a Suda, com base em fontes mais antigas, Ferécides
nasceu na ilha de Siros, nas Cíclades, e floresceu em meados do século
Se o relacionamento entre Ferécides e Pitágoras era real, e ainda se considerarmos
Pitágoras de Samos personagem histórica, a data mais antiga é a correta. Levando em
conta, porém, a incerteza que cerca as datas mais remotas do Período Arcaico, seria
aconselhável situarmos o florescimento de Ferécides no século
Há numerosas anedotas a seu respeito, algumas um tanto fantásticas e místicas, como
a previsão de terremotos, naufrágios e vitórias militares. Esses mesmos prodígios
foram, porém, igualmente atribuídos a Pitágoras. Na verdade, dispomos de poucos dados
concretos a respeito de sua vida; a confiabilidade das informações de Diógenes Laércio
Ferécides viveu na época em que os homens começaram a especular a respeito da
origem do Universo e da natureza dos deuses e mal haviam começado o estudo da
verdadeira filosofia
(Smith, 1867, s.v.).
Por enquanto, é tudo que sabemos...
Obras
Ferécides pode ter sido o primeiro grego a escrever um livro em prosa, intitulado Os Sete Recessos (gr. Ἑπτάμυχος). Nessa obra ele escreveu sobre a natureza e sobre a gênese e sucessão dos deuses — uma espécie de teogonia, portanto, o mesmo tema da Teogonia de Hesíodo.
Segundo Ferécides, Zás (= Zeus), Chronos (gr. três primeiros princípios
(Dam. Pr.
O que torna a teogonia de Ferécides diferente da de Hesíodo? Acredita-se que
Ferécides, ao contrário do poeta, apresentou uma história do Universo que implica na
racionalização de algumas antigas divindades gregas; os deuses em seu livro seriam,
portanto, simples alegorias (Clem. Al. Strom.
Segundo testemunhos tardios (Suid., s.v.), Ferécides foi também o primeiro a ensinar
a metempsicose (gr.
Ferécides também construiu um relógio de sol em Siros — assim como os filósofos
Controvérsias
O papel intermediário de Ferécides entre o pensamento mítico e o pensamento
filosófico não é aceito por todos. Geoffrey S. Kirk et al. (41994),
na esteira de Aristóteles (Metaph. 1091b), reconhecem o caráter misto
da
contribuição de Ferécides; Jonathan Barnes (1997), por outro lado, sustenta
que os fragmentos sobreviventes são de natureza puramente mítica e não permitem essa
interpretação.
O ponto central da controvérsia, creio, é justamente a questão apontadada por Barnes: os fragmentos de Ferécides e os testemunhos antigos que chegaram até nós. Atribuir o papel de transição entre o mito e a filosofia a Ferécides de Siros, com base estrita nos fragmentos conhecidos é, sem dúvida, um pouco exagerado; mas, e quanto aos fragmentos e aos testemunhos que não conhecemos, mas que Aristóteles certamente conhecia? Ele não era infalível, mas a opinião de um homem dessa estatura intelectual não pode ser descartada sem mais nem menos.
Há poucas dúvidas, no entanto, de que Ferécides escreveu em prosa sobre temas que em nossos dias são considerados eminentemente mitológicos.