Homero / Odisseia
A Odisseia (gr.
O título do poema deriva do nome do principal protagonista, Odisseu, herói grego mais conhecido entre nós pelo nome romano, Ulisses.
A exemplo da Ilíada, a Odisseia foi atribuída pelos antigos ao legendário poeta Homero, mas remonta a antigas
tradições orais que assumiram forma escrita no final do século
Argumento
Enquanto a Ilíada é uma história de guerra, a Odisseia é basicamente uma história de viagens fantásticas. Nela, [Homero] relata as aventuras de Odisseu após a Guerra de Troia. Durante dez anos o herói tenta retornar a Ítaca, seu reino, onde o aguardam ansiosos o pai Laerte, a esposa Penélope e o filho Telêmaco; numerosas aventuras, porém, retardam sua volta. Em Ítaca, Penélope e Telêmaco são constantemente achacados por uma chusma de pretendentes ao trono e à esposa de Odisseu, que é dado como desaparecido.
O poema começa no vigésimo ano de sua partida para Troia (dez anos de guerra, mais dez anos de viagens), e as aventuras dos anos anteriores são contadas pelo próprio Odisseu. Ao mesmo tempo, o narrador relata as peripécias do jovem Telêmaco, que procura desesperadamente o pai por causa dos atrevidos pretendentes que ameçam sua vida, dissipam seus bens e cobiçam sua mãe. No final, é claro, Odisseu consegue retornar ao lar e à família, matar todos os pretendentes e recuperar seu reino.
Língua
Há algumas diferenças entre a Odisseia e a Ilíada.
Cenário
As cenas se passam em diversos lugares. Os mais importantes são Ítaca, terra de Odisseu; Ogígia, a ilha de Calipso; Esquéria, terra dos feácios; Eeia, a ilha de Circe; o Hades, reino dos mortos; e o Olimpo, morada dos deuses.
Personagens
A quantidade de personagens da Odisseia é bem menor que a da Ilíada, mas ainda assim é expressiva. Eis os mais importantes:
Assim como na Ilíada, muitas divindades partipam da Odisseia. As mais importantes são Atena, Zeus, Posídon, Éolo, Hermes e a ninfa Calipso.
Estrutura
A epopeia tem 12.110 versos hexâmetros e, como a Ilíada, costuma ser dividida
artificialmente em 24 Livros ou Cantos, identificados sequencialmente pelas letras
minúsculas do alfabeto grego (
A Odisseia tem duas linhas narrativas principais e três partes. Na primeira linha, são narrados os problemas de Penélope e Telêmaco em Ítaca e é descrita a busca de Telêmaco pelo pai desaparecido ("telemaquia"). Na segunda linha, são descritas as aventuras de Odisseu em sua volta para casa, muitas vezes contadas por ele mesmo. A primeira parte é constituída pela busca de Telêmaco; a segunda, pela errância de Odisseu durante o retorno. As duas linhas narrativas confluem e se misturam na terceira parte, em que Odisseu e Telêmaco se encontram em Ítaca e conseguem se livrar dos pretendentes de Penélope.
Eis uma visão panorâmica da sequência de episódios, de acordo com o agrupamento dos versos em
livros
:
Na primeira parte da Odisseia, (livros
Resumo
Eis, por enquanto, uma lista dos episódios mais famosos:
- A Assembleia dos Deuses (I)
- Telêmaco visita Nestor em Pilos (III)
- Telêmaco visita Menelau e Helena em Esparta (IV)
- Nausicaa encontra Odisseu (VI)
- Os amores de Ares e Afrodite (VIII)
- Eu sou Odisseu, filho de Laerte (IX)
- O ciclope Polifemo (IX)
- A ilha de Circe (X)
- Visita ao Hades (XI)
- O canto das sereias( XII)
- Cila e Caribdes (XII)
- Odisseu volta a Ítaca (XIII)
- O encontro de Telêmaco com Odisseu (XVI)
- Euricleia lava os pés de Odisseu e o reconhece (XIX)
- A matança dos pretendentes (XXII)
- Penélope reconhece Odisseu (XXIII)
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Passagens selecionadas
Manuscritos e edições
Os principais manuscritos são, por ordem de antiguidade, o Laurentianus graecus conv. sopr. 52 (sæc. XI) e o Laurentianus graecus xxxii,24 (sæc.
Os fragmentos de papiros são extremamente numerosos (centenas); a maioria, porém, é de pequena extensão.
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Traduções
Traduções, para o português, do texto completo: João Félix Pereira (1891), Manuel Odorico Mendes (1928, ed. póstuma), E. Dias Palmeira e M. Alves Correia (1939), Carlos Alberto Nunes (1960), Jaime Bruna (1976), Frederico Lourenço (2003), Donaldo Schüler (2007), Trajano Vieira (2011) e Christian Werner (2014).
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