Os poemas cíclicos
Além da Ilíada e da Odisseia, que chegaram até nós na íntegra, muitos outros poemas épicos foram criados durante o Período Arcaico e sobreviveram apenas em fragmentos.
Sumário
Os poemas homéricos não cobrem todos os eventos associados à Guerra de Troia e ao retorno dos heróis logo depois do conflito.
Comparativamente mais curtos e de autoria e datação difíceis de determinar, esses poemas do ciclo épico, ou poemas cíclicos, sobreviveram em estado altamente fragmentário ou através de breves resumos e notas de antigos escoliastas[1].
Segundo críticos
do calibre de Aristóteles, os poemas são literariamente inferiores às epopeias
homéricas, mas exerceram grande influência nos decoradores de vasos e nos poetas
trágicos do século
Mini-catálogo
De acordo com o tema básico, a maioria dos poemas pode ser reunida em dois grandes
grupos, o ciclo troiano e o ciclo tebano. De modo geral, todos são
posteriores à Ilíada e à Odisseia e foram criados entre
Convencionalmente, nem a Ilíada e nem a Odisseia fazem parte dos
Sobre alguns poemas, como por exemplo os Cantos Cíprios, estamos razoavelmente informados. Da maioria, no entanto, sabemos pouco mais do que o título, o possível autor e, em em linhas bem gerais, o tema principal.
Há, também, poemas não associados a esses dois grandes ciclos, e.g. os que descrevem as façanhas de heróis como Héracles, Teseu e alguns personagens míticos obscuros.
Não é demais reiterar que nenhuma das suposições é segura, e mesmo
os autores antigos, mais próximos da fonte, com frequência aludiam aos poetas cíclicos
sem
Ciclo tebano
Reúne poemas relacionados com Édipo e seus filhos, que viveram pouco antes da Guerra de Troia.
- Edipoidia (gr.
Οἰδιποδεία ). Cinéton, 6600 versos, sæc.-VII . Temas: a derrota da Esfinge, o casamento de Édipo com sua mãe e com Euriganeia - Tebaida (gr.
Θηβαίς ). Anônimo, 7000 versos, sæc.-VII . Temas: a disputa entre os filhos de Édipo, a luta dos “sete chefes” contra a cidade de Tebas e sua derrota. - Os Epígonos (gr.
Ἐπιγόνοι ). Antímaco de Teos, 7000 versos, sæc.-VII . Temas: a conquista de Tebas pelos filhos dos “sete chefes”.
Ciclo troiano
Reúne os poemas épicos relacionados com a Guerra de Troia.
Uma parte deles descreve os acontecimentos anteriores e posteriores aos eventos descritos na Ilíada; outra parte relata o retorno dos guerreiros gregos aos seus lares, depois de muitos anos de lutas, e relaciona-se com a Odisseia.
- Cantos cíprios (gr.
Κύπρια ). Estasino, 11 livros,-550/-500 . Temas: das origens da Guerra de Troia até o início da Ilíada. - Etiópida (gr.
Ἀιθιοπίς ). Arctino de Mileto, 5 livros, fim do sæc.-VII . Temas: novos aliados troianos, a amazona Pentesileia e o etíope Mêmnon, são mortos por Aquiles, que por vez é morto por uma flecha de Páris, guiada pelo deus Apolo; funerais de Aquiles. - Pequena Ilíada (
Ἰλιὰς μικρά ). Lesques de Mitilene (ou Pirra), 4 livros, fim do sæc.-VII . Temas: disputa pelas armas de Aquiles, suicídio de Ájax, a volta de Filoctetes e a chegada de Neoptólemo; o cavalo de Troia. - A destruição de Troia (gr.
Ἰλίου πέρσις ). Arctino de Mileto, 2 Livros, fim do sæc.-VII . Temas: os gregos destroem Troia e recuperam Helena; o sacrifício de Polixena e a partida dos gregos. - Os retornos (gr.
Νόστοι ). Agias de Trezena, 5 livros, fim do sæc.-VII . Temas: peripécias e destino dos guerreiros gregos em seu retorno ao lar. - Telegonia (gr.
Τηλεγόνεια ). Êugamon de Cirene, 2 livros, meados do sæc.-VI . Temas: viagem de Odisseu à Tesprótia e peripécias de Telégono, filho de Odisseu e Circe, que mata inadvertidamente o pai.
Outros poemas cíclicos
Citações, fragmentos e escólios esparsos nos levam a crer que outras epopeias existiram, mas sem ligação direta com a Guerra de Troia ou com Édipo.
Da Titanomaquia, da Tomada de Ecália e da Alcmeônida sabemos alguma coisa. A primeira, atribuída a Eumelo de Corinto ou a Arctino de Mileto, continha uma teogonia que começava com a união entre o Céu e a Terra e descrevia a luta entre Zeus e os titãs.
A segunda, atribuída a Creófilo de Samos, contava uma das aventuras de Héracles, conhecida também a partir da tragédia As Traquinianas, de Sófocles.
A terceira relatava as aventuras de Alcmeon, o filho de Anfiarau que, a exemplo de Orestes, matou a própria mãe para vingar a morte do pai.
Títulos como a Foceida, a Miníada e a Danaida, assim como
poemas sobre o rapto de Europa, sobre a vingança de Medeia e sobre Héracles, seus doze
trabalhos
e outras aventuras (e.g. Cércopes), no entanto, são para nós pouco
mais do que sombras fugidias.
Os textos
Sinopses
Há, por enquanto, apenas duas sinopses:
Edições e traduções
Atualmente, são considerados padrão os textos de Malcolm Davies (Göttingen, 1988), Alberto Bernabé (
Está diponível, em português, robusta tradução de todos os fragmentos do ciclo épico, com aparato crítico, de José Leonardo S. Buzelli (2019). Iniciativa raríssima em nosso país!