Ésquilo / Fragmentos trágicos
A maior parte das tragédias de Ésquilo sobreviveu apenas através de fragmentos e de curtos comentários de outros autores.
Sumário
Conhecemos cerca de 60 tragédias fragmentárias, algumas somente pelo título; a imensa maioria tem data incerta e pode ter sido representada em qualquer época da carreira da Ésquilo (entre
Segue uma seleção dos dramas mais importantes.
Os edonianos
O tema é similar a Bacantes, de Eurípides: Dioniso chega a uma região, alguém tenta resistir ao seu poder e é punido. Nesta tragédia Licurgo, rei dos edonianos, enlouquece, ou fica cego, ou mata inadvertidamente seu filho Drias, ou é morto. Lissa, a loucura, pode ter sido um dos personagens.
Aparentemente a tragédia influenciou decoradores de dois vasos apulianos de figuras vermelhas (Ruvo 36955; Londres 1849,0623.48, ao lado) e inspirou a tragédia Licurgo do poeta romano Névio
Egípcios e Danaides
Primeira e terceira tragédia da tetralogia das danaides, que venceu um concurso entre
A reconstrução das tragédias é problemática. Sommerstein (2010,
Frínico criou tragédias intituladas Egípcios e Danaides; Antífanes e Timocles, comédias; e há uma comédia de Calias intitulada Egípcio. Com o título Danaides, há comédias de Aristófanes e Dífilo, e uma canção ou ditirambo de Melanípides.
Fineu
Fineu, rei e adivinho cego da Trácia, era perseguido pelas harpias, que o impediam de comer
Sófocles compôs dois dramas com esse título e Teopompo, uma comédia. O Pintor de Amico pode ter se inspirado na tragédia para decorar um vaso lucaniano de figuras vermelhas (Ruvo 1095, c.
Glauco de Potnias
Potnias é uma pólis próxima de Tebas. Esse Glauco, filho de Sísifo, alimentava suas éguas com carne humana e não permitia que acasalassem, a fim de aumentar sua velocidade e competitividade. Ele decidiu competir nos jogos fúnebres de Pélias, a despeito de premonitório e ominoso sonho da esposa. Na competição, Afrodite decidiu punir Glauco e enlouqueceu as éguas, que provocaram um acidente, arrastaram e devoraram o próprio dono.
De certa forma, o enredo se assemelha ao do Hipólito de Eurípides e apresenta alguns temas desenvolvidos no Persas.
Laio e Édipo
Praticamente nada sabemos sobre o enredo das duas tragédias, e do Édipo não há fragmentos. A partir do mito conhecido, imagino que o núcleo do Laio deve ser o assassinato de Laio e que Édipo trazia a versão esquiliana de acontecimentos mencionados no Édipo Rei de Sófocles, tais como o enigma da esfinge, a ascenção e a queda de Édipo.
Com o título Laio há uma tragédia de Licofron e uma comédia de Platão Cômico; com o título Édipo há tragédias gregas de Sófocles (Édipo Rei e Édipo em Colono), Eurípides, Aqueu, Filocles I e II, Xenocles I, Nicômaco I, Carcino e Teodectas, e romanas de Júlio César e Sêneca; há, ainda, uma comédia grega de Êubulo.
Mirmidões
A cena se passa no interior da tenda de Aquiles, que se mantém velado e em prolongado silêncio após a perda de Briseis.
Numerosos vasos que representam Odisseu e Aquiles velado (sinal de tristeza) tem sido associados à tragédia; o mais antigo deles data de
Níobe
A tragédia
Níobe, velada e sentada ao lado do túmulo dos filhos, permanece em silêncio durante muito tempo, provavelmente durante um longo canto coral. Tântalo, pai de Níobe, vem a Tebas para levar a filha de volta à Lídia, tenta consolar a filha e procura entender as causas de tamanho desastre. Provavelmente a peça termina com um longo lamento.
Platão (República
Para outras tragédias de mesmo título, ver o verbete sobre o mito.
Prometeu libertado
O coro era provavelmente formado pelos Titãs e Héracles era um dos personagens. Prometeu, acorrentado por ordem de Zeus, é torturado seguidamente pela águia de Zeus, que lhe devora o fígado à medida que ele cresce novamente. Héracles chega, Prometeu explica o caminho para o jardim das Hespérides e é libertado pelo herói, que acerta a águia com uma flecha.
Em
Sêmele ou Aguadeiras
É provável que
O coro era constituído de mulheres que levavam água para algum banho ritual. Além de Sêmele, a deusa Hera aparece em cena e, possivelmente, Cadmo ou uma das irmãs de Sêmele. O enredo básico segue o mito do nascimento do deus Dioniso em Tebas: Sêmele, grávida de Zeus, é convencida por Hera a pedir ao divino amante que a visite em sua forma original. O deus atende seu desejo e Sêmele morre fulminada, mas Zeus salva seu filho prematuro.
A tragédia inspirou uma hídria ática de figuras vermelhas do Pintor de Sêmele (Berkeley 8-3316,
Edições e traduções
Edição padrão dos fragmentos: Stefan Radt (TrGF 3, 1985). Os excertos mais significativos podem ser encontrados também no volume 3 da edição de Alan Sommerstein (2008), com menos comentários textuais e mais análises literárias do que na edição de Radt.
Os fragmentos da Sêmele já foram traduzidos por mim (Ribeiro Jr. 2013). Não há tradução sistemática dos outros fragmentos para o português.