O mito de Héracles
Héracles (gr.
Alcmena era filha de Electríon, rei de Micenas, que por sua vez era filho de Perseu. Como Perseu era filho de Dânae e de Zeus, Héracles era a um tempo irmão e bisneto do vencedor da Górgona...

Dotado de imenso vigor físico, sua força se tornou proverbial. Realizou proezas incríveis, armado com a característica clava, arco e flechas e quase sempre vestido com uma pele de leão (Fig. 0216). Nada resistia a ele. Derrotou monstros antes invencíveis, conquistou cidades e seus reis, venceu em combate os próprios deuses.
Héracles teve sua primeira aventura no próprio berço e, depois de uma vida intensa, movimentada e cheia de perigos, seu corpo terreno morreu. Os gregos acreditavam, no entanto, que logo depois sua “parte divina” havia ascendido ao Olimpo e que ele, até então um simples herói[1], havia conquistado a divindade.
Suas façanhas
mais famosas foram os
- as ‘proezas’ (gr.
πράξεις ), realizadas antes e depois dos 12 trabalhos; - os ‘trabalhos’ (gr.
ἆθλοι ) propriamente ditos; - as ‘façanhas paralelas’ (gr.
πάρεργα ) aos trabalhos.
A figura de Héracles, desse modo, permeava tanto o domínio ctônico, da terra,
próprio aos heróis, quanto o domínio divino, próprio dos deuses. O poeta Píndaro
Fontes
As mais antigas menções à lenda de Héracles estão na Ilíada (e.g.
Os documentos iconográficos também fornecem muitas informações e algumas imagens representam até mesmo episódios não relatados pelas fontes literárias.
Iconografia
Durante o Período Arcaico, Héracles e suas heroicas aventuras constituíram um dos temas mais populares entre os artistas gregos; seus atributos habituais eram a barba, a pele de leão e a clava, notadamente (Fig. 0216, supra), além de olhos um tanto salientes.
Durante o século
Literatura
Três tragédias gregas sobre o mito de Héracles chegaram até nós, duas de Eurípides (Héracles e Heraclidas) e uma de Sófocles (Traquinianas). Sua influência em toda a produção cultural do Ocidente é muito grande, e só a lista de obras literárias baseadas em sua lenda já é espantosa: ocupa um livro inteiro (ver Galinksy, 1972).
Em certa medida, todos os romances, contos, filmes, histórias em quadrinhos, minisséries de TV e desenhos animados que envolvem seres superpoderosos se inspiraram, em certa medida, nas façanhas de Héracles.
O herói influenciou até mesmo romances policiais... a novelista inglesa Agatha
Christie