1461
1461X

Morte de Sêmele e nascimento de Dioniso

c. -400

Hídria ática de figuras vermelhas. Atenas (?) / lado A

Pintor de Sêmele

AcervoBerkeley, Museu de Antropologia Phoebe A. HearstInventário8-3316Fonte / ©The Regents of the University of CaliforniaLicençaCC BY-NC-SA 4.0Iluminura1461

Comentários

Essa hídria, também chamada de “calpe”, foi restaurada mas faltam alguns fragmentos, justamente os que continham a face de Zeus, Hermes, Dioniso e uma divindade feminina.

De acordo com Beaumont (1993, p. 37-8) a figura feminina adormecida do centro da cena é Sêmele. Logo acima, no plano superior, está Zeus; ele observa, sentado, enquanto o raio que irá queimar Sêmele desce em sua direção. À sua esquerda estão Hera, com um cetro, e Íris, sua mensageira, com asas nas têmporas e um kerykeion nas mãos.

À direita de Sêmele e à frente de seu leito está Hermes, com um kerykeion na mão direita, erguida, e o bebê Dioniso na mão esquerda; o bebê segura um enorme ramo de videira que circunda o leito de Sêmele.

Diante de Dioniso há uma figura feminina com uma coroa de Hera, talvez uma das ninfas do monte Nisa, para onde Zeus enviará o pequeno Dioniso. No plano superior, acima de Dioniso e perto de Zeus, vê-se uma figura feminina sentada; entre ela e Zeus há uma figura masculina alada, pouco visível; trata-se provavelmente de Afrodite e Eros.