Sófocles / Édipo Rei
Edipo Rei (mais corretamente: Édipo Tirano, gr.
A data exata desta tragédia de 1530 versos não é conhecida;
Hipótese
Na poderosa cidade de Tebas reinavam Édipo, o matador da Esfinge, e a rainha Jocasta. Diante de grave epidemia, o rei consulta o Oráculo de Delfos e descobre que a causa da peste é a presença na cidade do desconhecido assassino de Laio, rei anterior e primeiro marido de Jocasta. Ao investigar a morte do antigo rei, ocorrida anos antes, Édipo acaba descobrindo que Laio era seu pai; que ele, Édipo, o havia matado e que estava, portanto, casado com a própria mãe. Jocasta, desesperada, se mata; Édipo cega a si mesmo e parte para o exílio.
Dramatis personae
Personagens mudos: Antígona e Ismene (filhas de Édipo), suplicantes.
Mise en Scène
A cena se passa diante do palácio real de Tebas. O cenário mostrava, sem dúvida, a habitual fachada com uma porta e devia haver, também, um altar no meio da cena.
O protagonista fazia o papel de Édipo; o deuteragonista representava o sacerdote, Jocasta e o servo de Laio; o tritagonista, Tirésias, Creonte, o mensageiro de Corinto e o servo doméstico (mensageiro do palácio). Não é descabido, no entanto, que Tirésias e o mensageiro do palácio fossem representados pelo deuteragonista.
Resumo da tragédia
Prólogo (1-150), párodo (151-215), 1º episódio (216-462), 1º estásimo (463-512), 2º episódio (513-862), 2º estásimo (863-909), 3º episódio (910-1085), 3º estásimo (1086-1109), 4º episódio (1110-1185), 4º estásimo (1186-1222), êxodo (1223-1532).
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Manuscritos, edições, traduções
O principal manuscrito é o Mediceus (sæc. X), da Biblioteca Laurenciana de Florença. A editio princeps é a Aldina (1502).
As principais edições modernas isoladas da tragédia são as de Roussel (1940), Errandonea (1959), Pieraccioni (1966) e Dawe (1982, rev2006).
Esta é uma das tragédias gregas mais traduzidas para o português: Francisco de Pina Sá e Mello (1765), Cândido Lusitano (inédita,
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A influência da tragédia e de seu mito é muito grande e está presente em diversas áreas das artes e até mesmo das ciências modernas.