A loucura de Licurgo

c. -350/-340
Cálice-cratera apuliana de figuras vermelhas

No lado A, o registro superior mostra o plano divino e o inferior, o plano humano. Um altar e uma hídria separam os dois planos.

No centro do plano humano está o rei trácio Licurgo, barbado e de olhos arregalados, capa e capuz feito da cabeça de uma pantera, machado na mão direita (pouco visível); a mão esquerda sujeita a esposa pelo cabelo. Ela está no chão, sangrando por uma ferida no peito, braços erguidos em desespero. À direita de Licurgo está um jovem imberbe (filho?), à frente de um idoso pedagogo. À sua esquerda, um casal (de servos?) retira o corpo de um dos filhos de Licurgo, já morto; ambos olham o rei com tristeza.

No centro do plano divino está Lissa, figura feminina alada com uma vara na mão direita, apontada para Licurgo, e serpente na mão esquerda. À sua esquerda estão Apolo, sentado e com uma lira nas mãos, e Hermes, de pé e com o kerykeion na mão esquerda. À sua direita estão Ares, sentado e com uma lança na mão esquerda, e uma ninfa não identificada.

No lado B, a composição também tem dois planos.

Pélops, no centro, sentado e sem barba, se prepara para a corrida contra Enômao (não representado). À sua direita está Hipodâmia, mão esquerda estendida em direção a Pélops e, atrás dela, vem vem Estérope, mãe ou esposa de Enômao. À esquerda de Pélops está Mirtilo, com uma roda de carruagem nas mãos.

No plano divino se vê, da esquerda para a direita: , jovem e sem barba; uma ninfa sentada; Eros, alado e com uma coroa na mão direita; uma coluna com uma trípode, e Afrodite (?) sentada.

Legenda original Object Type: calyx-krater. Museum number: 1849,0623.48. Description: Apulian red-figured calyx-krater (bowl for mixing wine and water). Attributed to: The Lycurgus Painter. Cultures/periods: Apulian (Greek). Production date: 350 BC-340 BC (circa). Made in: Puglia. Excavated/Findspot: Ruvo (Puglia) Diameter: 50.80 centimetres. Height: 58.42 centimetres.

registro nº1457
proveniênciaRuvo (Puglia)
acervoLondres, Museu Britânico
nº inventário1849,0623.48
licença de usoCC BY-NC-SA 4.0
abreviaturaLondres 1849,0623.48 etc