As cavalariças de Augias
Para o quinto trabalho, 〈Euristeu〉

O quinto trabalho de Héracles foi limpar, a mando de Euristeu, as espantosas cavalariças de Augias.
Augias, rei da Élida, era filho do deus Hélio e possuía grandes rebanhos de gado (ou de cavalos, conforme a versão). Ele não cuidava, porém, de seus extensos estábulos, e ao longo de muitos anos enorme quantidade de estrume foi se acumulando.
Apesar de ter recebido a incumbência de Euristeu, Héracles combinou antes um pagamento com Augias. Fileu, um dos filhos do rei, testemunhou o acordo.O mau cheiro era tão intenso que não permitia a aproximação de ninguém; mas o herói desviou o curso dos rios Alfeu e Peneu na direção dos estábulos e, em apenas um dia, a forte correnteza limpou todo o estrume acumulado.
Augias, no entanto, se recusou a efetuar o pagamento combinado, alegando que Héracles servia Euristeu, e não a ele. Héracles invocou o testemunho de Fileu diante dos juízes e o rapaz honestamente confirmou o combinado entre seu pai e o herói. O rei, porém, encolerizado, não pagou o que devia e ainda expulsou Héracles e o próprio filho da Élida.
Augias desfrutou algum tempo da sua vitória, pois o herói tinha de terminar os
outros “trabalhos” para Euristeu. Na primeira oportunidade, porém, Héracles organizou
um exército de voluntários, derrotou o rei,
Alguns mitógrafos relatam que um primeiro exército organizado pelo herói foi derrotado, graças aos Moliônidas (Êurito e Ctéato, dois irmãos gêmeos, filhos de Actor, irmão de Augias), e que seu irmão Íficles morreu na luta. Héracles, depois de matar os Moliônidas, organizou uma segunda expedição e só então Augias e seus aliados foram finalmente vencidos.
Em algumas versões, Héracles teve que armar uma
emboscada para vencer os Moliônidas, mas isso não condiz com os demais episódios de
sua lenda e deve ser encarado com muitas reservas. Pode
De acordo com a tradição, Héracles fundou os Jogos Olímpicos na Élida, em homenagem a Zeus, logo após a expedição contra Augias.