Arcádia

Seção: geografia grega
página em construção
iiniPaisagem idealizada da Arcádia

A Arcádia (gr. Ἀρκαδία) se localiza na parte central do Peloponeso e não tem contato direto com o mar; é constituída basicamente por um extenso e fértil platô, o planalto de Trípolis, próprio para a criação de animais, e por planaltos menores, como o de Megalópolis.

Fig. 0146

Altas montanhas recobertas de florestas cercam a região, especialmente ao norte; as mais elevadas são o Monte Erimanto (2224 metros), que fica em parte na Acaia, o Monte Cilene (2376 metros) e o Monte Khelmos (2355 metros). O rio Alfeu corta a região em direção ao oeste.

As comunidades arcádicas mais importantes foram a pólis de Tegeia, sede do santuário de Atena Aleia; Bassas, na encosta do Monte Licaion (1398 metros), onde se localiza o famoso templo de Apolo Epicúrio e as póleis de Mantineia, Aseia e Megalópolis.

As plêiades e o deus Hermes nasceram no Monte Cilene, e o deus era intimamente ligado à paisagem da Arcádia. Durante a Renascença suas paisagens pastorais, imaginadas de forma idealizada, eram o pano de fundo dos poemas bucólicos do movimento conhecido por arcadismo.