mitologia420 palavras

Os bois de Gérion

δέκατον ἐπετάγη ἆθλον τὰς Γηρυόνου βόας ἐξ Ἐρυθείας κομίζειν.

<Euristeu> impôs como décimo trabalho trazer, de Erítia, o gado de Gérion.

A décima façanha de Héracles consistiu no roubo do gado de Gérion. Façanhas paralelas: passeio na taça de Hélio e aventuras diversas.

miniaturaHéracles enfrenta Gérion

Gérion (gr. Γηρυών) ou Gerioneu era um gigante de três cabeças e corpo triplo, possuidor de enormes rebanhos de bois “vermelhos”. Vivia na mítica ilha de Erítia, situada no fim do rio Oceano que envolvia o mundo (possivelmente perto de Cádiz, no sul da Espanha). Era filho de Crisaor e da oceânide Calírroe, e, da parte de Crisaor, neto de Posídon e da Medusa. Pode-se dizer, portanto, que Héracles era um primo distante.

Os animais eram guardados por um pastor, Eurítion, e pelo cão Ortro, filho de Equidna e Tífon, ambos monstros perigosíssimos. Assim como Cérbero, seu irmão, Ortro tinha várias cabeças e, segundo algumas versões, corpo de serpente.

miniaturaHéracles na taça de Hélio

Héracles recebera ordens de roubar os rebanhos e levá-los a Euristeu. Antes de mais nada, precisava atravessar o enorme rio Oceano para chegar a Erítia e conseguiu por empréstimo a taça de Hélio, depois de ameaçá-lo com suas flechas no deserto da Líbia. Ao passar pelo estreito que separa a África da Europa, ergueu as famosas Colunas de Héracles[1].

Chegando a Erítia, Héracles enfrentou primeiramente Ortro e Eurítion, e liquidou-os sem maiores dificuldades. Atacado a seguir pelo próprio Gérion, primeiro derrubou-o com suas flechas, e a seguir matou-o facilmente, a golpes de clava.

f0237
Fig. 0237. Héracles e Gérion, -550. Londres 1843,0724.1

O retorno a Micenas foi difícil e demorado, pois o rebanho era enorme e muitos ladrões tentaram roubá-lo. Os mitógrafos situam aqui diversas aventuras “locais” do herói, que assinalam sua passagem pelas diversas terras do Mediterrâneo Ocidental situadas entre o estreito de Gibraltar e a Grécia.

Uma das mais notáveis foi a luta contra Caco, ladrão de três cabeças que vivia nos arredores da futura Roma.

De volta a Micenas, finalmente, Héracles entregou os bois que restaram a Euristeu, e o rei sacrificou-os a Hera. Ao contrário do touro de Creta, esses ela aceitou...

Gerião Gerion