literatura540 palavras

Poemas pseudo-hesiódicos

[Hesiodus] Fragmenta [Hes.] F 1-238

Na Antiguidade, Hesíodo foi considerado, assim como Homero, autor de uma série de poemas épicos sobre vários temas, nenhum deles de sua autoria.

Todos esses poemas, ditos pseudo-hesiódicos, são razoavelmente posteriores à época em que Hesíodo viveu (c. -700) e têm estilo suficientemente diferente para que os eruditos modernos acreditem que não são de sua autoria. Em muitos casos, a atribuição a Hesíodo é contestada desde a Antiguidade.

As duas mais importante epopeias pseudo-hesiódicas, Catálogo das Mulheres e Escudo de Héracles, são menos mal conhecidas, e apenas o Escudo está completo.

Ignoramos o autor e a data precisa de todos; da maioria, temos apenas o título e alguns fragmentos. Com exceção dos dois poemas mencionados, restam poucas pistas sobre o tema de cada um.

Mini-catálogo

Eis uma lista dos textos mais importantes, na sequência proposta por Most (2007):

  • O escudo de Héracles, 480 versos (gr. Ἀσπὶς Ἡρακλέους). Descrição da luta de Héracles (e Iolau) contra Cicno, filho de Ares, e do escudo do herói.
  • Catálogo das Mulheres, F 1-184 (gr. Ἠοῖαι). Genealogia das heroínas, particularmente as que tiveram consorte divino, e alguns de seus mitos.
  • Grandes Ehoiai, F 185-201 (gr. Μεγάλαι Ἠοῖαι). Semelhante ao Catálogo das Mulheres.
  • Casamento de Céix, F 202-5 (gr. Κήυκος γάμος). Mito de Alcione, filha de Éolo, e de Céix, filho de Heósforo.
  • Melampodia, F 206-15, (gr. Μελαμποδία). Mito do médico-adivinho Melampo e, possivelmente, também o de Tirésias e outros adivinhos, talvez em três livros.
  • miniaturaPirítoo e Teseu no hades
  • Descida de Pirítoo [ao Hades], F 216 (gr. Πειρίθου κατάβασις). Pirítoo, Teseu e Meleagro são personagens da história.
  • Os Preceitos de Quíron, F 218-20 (gr. Χείρωνος ὑποθῆκαι). Conselhos de fundo moral, religioso e prático atribuídos ao centauro Quíron.
  • Astronomia ou Astrologia, F 223-9 (gr. Ἀστρονομία vel Ἀστρολογία). Descreve o nascimento e o ocaso de estrelas e constelações.
  • Egímio, F 230-38 (gr. Αἰγίμιος). Autor: Hesíodo? Cércope de Mileto? Contém vários mitos, e.g. , Greias, Teseu, o tosão de ouro e Aquiles.

Segundo Calímaco (Epigr. 27), Astronomia serviu de modelo para o poema Fenômenos, de Arato de Soli (fl. -300/-250).

Os textos

Sinopses

Apenas dois poemas são abordados nos textos do Portal.

Fontes e edições

A maior parte dos fragmentos disponíveis vêm de antigas antologias ou de menções de outros autores, como Pausânias, Ateneu e o Pseudo-Apolodoro. Quantidade menor, porém cada vez mais significativa, sobreviveu em papiros da época greco-romana. Do poema Descida de Pirítoo ao Hades, por exemplo, resta um único papiro, bastante fragmentário.

Os fragmentos são conhecidos desde o início do século XVII (e.g. Heinsius, 1603 e Graevius, 1667) e foram reunidos, em maior ou menor escala, por vários editores (e.g. Kinkel, 1877 e Rzach 31913). As edições mais recentes e mais atualizadas são a de Merkelbach e West (1967) e a de Most (2006/2007). A de Most, utilizada aqui no Portal, é acompanhada por tradução, comentários e índice onomástico.

Traduções

Com exceção do Escudo de Héracles, não há traduções sistemáticas desses textos para o português, a não ser pequenos trechos citados em alguns trabalhos acadêmicos, e.g. o antigo F 23a M-W, equivalente ao F 19 Most (ver Catálogo das mulheres).