Homero, Ilíada e Odisseia

Ὅμηρος Homerus Epicus Hom.

“Homero” é o mais antigo e respeitado poeta da Grécia Antiga, vinculado há mais de 2.600 anos a dois extensos poemas, a Ilíada e a Odisseia.

A despeito da fama e das inúmeras citações de estudiosos antigos, não há evidências de que Homero realmente existiu ou escreveu qualquer uma das duas epopeias, tradicionalmente chamadas de poemas homéricos.

A questão homérica

A datação dos poemas homéricos e de seu autor é ainda um pouco controvertida.

Segundo Heródoto (2.53), Homero teria vivido 400 anos antes dele, isto é, no século -IX. Estudiosos modernos situam, no entanto, a data de composição da Ilíada e da Odisseia no fim da Idade das Trevas (c. -750) ou no início do Período Arcaico (-750/-713), e estudos recentes tendem a trazer a data para o início do século -VII ou mesmo para o final do século -VI.

miniaturaHomero (c. -750)

O uso predominante do dialeto jônico sugere que o autor dos poemas veio provavelmente da Jônia. Que ele era um aedo cego nascido especificamente em Quios ou em outro lugar da região e se chamava “Homero”, porém, não tem qualquer comprovação histórica.

Não são confiáveis, igualmente, as numerosas Vidas (lat. Vitae) de Homero que proliferaram na Antiguidade, todas elas ficcionais.

As acaloradas disputas que tentam esclarecer a origem da Ilíada e da Odisseia desde o Período Helenístico compõem a famosa “Questão Homérica”, que pode ser resumida assim:

  1. seriam a Ilíada e a Odisseia obra de um só poeta?
  2. teriam sido criadas a partir da união de vários poemas isolados?
  3. qual dos poemas é o mais antigo?
  4. seria “Homero” o nome atribuído a algum poeta anônimo que organizou uma extensa e antiga tradição oral?
  5. teria sido “Homero” um poeta genial que simplesmente se baseou em temas da tradição oral de diversas épocas?
  6. seriam os dois poemas, como os conhecemos, modificações tardias dos poemas originalmente compostos?

Ilíada e Odisseia

Discute-se os itens da questão homérica — e outros ainda — até hoje... No momento, a maior parte dos eruditos parece inclinada à possibilidade de os dois poemas terem sido escritos por duas pessoas diferentes, e que a Ilíada é o mais antigo dos dois.

Há sinopses dos dois poemas no Portal:

Outras obras de [Homero]

Além da Ilíada e da Odisseia, outras obras foram tradicionalmente atribuídas a Homero na Antiguidade, mas sem respaldo histórico ou literário:

  • o Margites,
    poema cômico a respeito de um herói trapalhão;
  • a Batracomiomaquia,
    paródia burlesca da Ilíada que relata uma guerra fantástica entre ratos e rãs;
  • e os hinos homéricos.

Influências

Como disse Platão, Homero foi, no mais pleno sentido, o educador da Grécia. Henri-Irénée Marrou, 1965 miniaturaApoteose de Homero

Independentemente das numerosas questões que envolvem [Homero], a poesia atribuída a ele foi profundamente reverenciada durante toda a Antiguidade e seus versos eram considerados fonte geral de sabedoria e citados constantemente por todos.

Além disso, muitos gêneros literários antigos, como a tragédia ática, e grande parte da literatura ocidental moderna, foi influenciada em diferentes níveis e graus pelos poemas homéricos.

A Eneida de Virgílio (-30/-19), os Lusíadas de Camões (1572) e o Ulisses de Joyce (1921) são apenas alguns dos numerosos exemplos de sua influência literária direta.