Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Alcione e Céix

 
Oniro (Morfeu) visita Alcíone

Alcione (gr. Ἀλκυόνη), uma das filhas de Éolo, casou-se com Céix (gr. Κήυξ), filho de Heósforo, e tiveram um casamento muitíssimo feliz.

De acordo com uma sucinta versão do mito transmitida originalmente pelo Catálogo das Mulheres (Fr. 10.83-98 e 12 Most) e conservado pelo Pseudo-Apolodoro (1.7.4), os dois se amavam tanto que muitas vezes chamavam um ao outro de Hera e de Zeus. Zeus, porém, não gostou nem um pouco da história, talvez pela presunção dos dois mortais, talvez ressentido porque seu casamento com Hera não era assim tão feliz, e tranformou ambos em aves. Sabe-se apenas que Alcione foi transformada em um guarda-rios[1].

Esse breve mito foi também abordado pelo anônimo autor do poema épico Κήυκος γάμος, ‘O casamento de Céix’. Dele temos apenas fragmentos, insuficientes para determinar como o mito foi abordado, mas parece que nessa versão Héracles participa da história.

Ovídio (Met. 11.410-748) e o Pseudo-Higino (Fab 65) transmitiram, séculos depois, outra versão da lenda. Eles contam que Céix reinava pacificamente na Tessália e precisou fazer uma viagem por mar. Uma forte tempestade fez o navio afundar, ele se afogou e o corpo foi levado pelas ondas até a praia, onde foi encontrado por Alcione, informada da morte do marido por Oniro (lat. Morpheus), i.e., por um sonho.

Ela tanto lamentou a perda de Céix que os deuses, condoídos, transformaram os dois em guardas-rios.

Notas

  1. A rigor, a palavra grega ἀλκυών identificaria uma ave considerada mítica pelos biólogos. Acredita-se, no entanto, que ela se refere a uma das aves da família Alcedinidae, que inclui o conhecido “martim-pescador” ou “guarda-rios”. Essas e outras espécies que vivem na beirada de rios e lagos, se alimentam de peixes e são rigorosamente monogâmicas, i.e, formam casais permanentes.

Créditos das ilustrações

i1022Oniro (Morfeu) visita Alcíone → Ver comentários.

Em outras partes do Portal

Imprenta

Artigo nº 0964
publicado em 29/07/2014.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Alcione e Céix. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0964. Consulta: 19/08/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 30/04/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017