Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

O touro de Creta

ἕβδομον ἐπέταξεν ἆθλον τὸν Κρῆτα ἀγαγεῖν ταῦρον.
Apollod 2.5.7

Para o sétimo trabalho, <Euristeu> mandou-o trazer o touro de Creta.

 
 
Héracles e o touro de Creta

O rei de Creta, Minos, era também filho de Zeus e possuía um touro enorme e belíssimo, saído do mar, que prometera sacrificar a Posídon. Mas o rei voltara atrás e o deus se vingou enlouquecendo o touro, que havia escapado e agora, furioso, devastava os campos de Creta.

Héracles precisava levar o animal vivo para Micenas e pediu a permissão de Minos. O rei concordou e aceitou que o touro fosse levado a Euristeu, mas recusou-se a ajudar o irmão e ainda impôs a condição de que o capturasse sozinho, "se fosse capaz".

Nenhum problema: o herói pegou literalmente o touro à unha e, de quebra, transportou-o a nado da ilha de Creta até o Peloponeso — uma pequena travessia de 100 km...

Héracles apresentou o touro a Euristeu, que tentou sacrificar o animal a Hera, mas a deusa não o aceitou. O rei então soltou-o e o touro, depois de causar estragos no Peloponeso, fugiu para a Ática e foi posteriormente dominado pelo herói ateniense Teseu.

Fontes e literatura

[ em andamento ]

Iconografa

[ em andamento ]

Outras iluminuras

 
Héracles contra o touro de Creta.

Créditos das ilustrações

i0084Héracles e o touro de Creta → Ver comentários.
i0968Héracles contra o touro de Creta → Ver comentários.

Em outras partes do Portal

Links externos

Imprenta

Artigo nº 0036
publicado em 11/03/1998.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. O touro de Creta. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0036. Consulta: 20/10/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 30/04/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017