Ática

página em construção
Pôr do sol na Grécia atualPôr do sol na Grécia atual

A Ática (gr. ἡ Ἀττική, sc. γῆ) é formada por um promontório aproximadamente triangular localizado no extremo sudeste da Grécia Central. O ápice do triângulo é o Cabo Sunion, que adentra o Mar Egeu.

A palavra grega ἀττική significa, justamente, ‘ponta de terra’, ‘promontório’.

Grécia, mapa Ática
Fig. 0131

Ao norte, os limites são os montes Parnes e Citéron (gr. Κιθαιρών); a leste, o Êuripo e o Mar Egeu; a oeste, o Golfo de Corinto e a Megárida (istmo de Corinto, que separa o Peloponeso da Ática); ao sul, o Golfo Sarônico, com as ilhas de Salamina e Egina.

O território é muito acidentado, com grande quantidade de desfiladeiros e maciços montanhosos que ocupam cerca de 40% da superfície. Quatro linhas de montanhas não muito elevadas (Égelo, Himeto, Pentélico e Láurion) dividem o território em três planícies: Pédia, Mesogeia e Triásia.

As planícies não são muito férteis nem bem irrigadas. Os rios mais importantes são o Cefiso (há dois com esse nome), o Erídano e o Ílisso. O maior deles é o Cefiso que nasce no Parnes e atravessa a planície em que se localizam Atenas, a mais importante comunidade da região, e o Pireu, seu porto.

miniaturaAntigas regiões da Ática

Outros sítios importantes na Antiguidade: Oropos, Ramnunte, Deceleia, Fíle, Acarnes, Eleuteras, Elêusis, Salamina, Láurion, Bráuron, Maratona, Egina.

O Monte Láurion tinha ricas jazidas de prata; os montes Parnes e Pentélico continham mármore branco de excelente qualidade; e a argila do rio Cefiso era utilizada nos famosos vasos de cerâmica de Atenas.

[ em andamento ]

Atenas

 

Mais informações:

Egina e Salamina