O Peloponeso

Mapa físico do PeloponesoMapa físico do Peloponeso

O Peloponeso (gr. Πελοπόννησος) é uma península extensa e montanhosa (Fig. 1196, infra) ligada ao sudeste da Grécia Central por uma estreita faixa de terra, o Istmo de Corinto.

Fig. 0143

Limita-se ao norte com o Golfo de Corinto, a oeste com o Mar Jônio, a leste com o Golfo Sarônico e o Mar Egeu e, ao sul, com o Golfo da Messênia, o Golfo da Lacônia e a ilha de Citera.

Segundo a tradição, foi povoada pelo mítico Pélops, que deu seu nome à península: πελοπόννησος significa, literalmente, 'ilha de Pélops'.

Na Antiguidade, as mais importantes regiões peloponésicas foram (e algumas ainda são), do norte para o sul:

Deve-se mencionar, ainda, Cinúria, pequeno território entre a Argólida e a Lacônia, povoado pelos antigos e belicosos cinúrios (gr. κυνούριοι, Hdt. 8.73) e que, na Antiguidade, foi várias vezes disputado por Argos e por Esparta.

Há três grandes ilhas jônicas próximas à costa, Cefalênia e Zacinto (noroeste) e Citera (sul). Cefalênia e Zacinto serão tratadas na sinopse sobre as Ilhas Jônicas; a ilha de Citera e a Megárida, que compreende parte do Istmo de Corinto, serão tratadas aqui por conveniência.