Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

O javali do Erimanto

τέταρτον ἆθλον ἐπέταξεν αὐτῶι τὸν Ἐρυμάνθιον κάπρον ζῶντα κομίζειν·.
Apollod 2.5.4

Para o quarto trabalho, 〈Euristeu〉 ordenou-lhe trazer, vivo, o javali do Erimanto.

 
 
Héracles, o javali do Erimanto e Euristeu

Esse javali se escondia no Monte Erimanto, situado no extremo noroeste da Arcádia, de onde atacava e devastava as vizinhanças, matando muita gente. Era gigantesco e de grande ferocidade mas, conforme as ordens de Euristeu, tinha de ser capturado vivo.

No caminho para Erimanto, Héracles hospedou-se na casa do centauro Folo. Filho de Sileno e de uma ninfa melíade, ele era um centauro amigo dos homens, assim como Quíron. Os demais, ao contrário, descendendiam de Íxion e da nuvem e se comportavam de forma intempestiva e selvagem.

Folo abriu um odre de vinho em homenagem ao amigo. Os outros centauros, que viviam por perto, sentiram o forte odor da bebida e um bando deles atacou a casa de Folo em busca do vinho, armados de grandes pedras e galhos de árvore. Ameaçado, Héracles enfrentou-os e matou todos a flechaços; infelizmente, seu amigo Folo machucou-se acidentalmente na ponta de uma flecha embebida no sangue da Hidra e também morreu.

Após o funeral de Folo, Héracles localizou o javali e encurralou-o em um campo de neve. Depois de cansá-lo, dominou-o e levou-o a Euristeu. O herói, que não estava lá de muito bom humor com tudo o que acontecera, foi entrando no palácio com javali e tudo. Conta-se que o rei de Micenas assustou-se tanto com o aspecto do monstro que correu a se esconder dentro de um enorme vaso...

Outras iluminuras

 
Héracles e Folo.
Roma, Museu Nacional Etrusco
 
Héracles combate os centauros.

Créditos das ilustrações

i0078Héracles, o javali do Erimanto e Euristeu → Ver comentários.
i0230Héracles e Folo → Ver comentários.
i1175Héracles combate os centauros → Ver comentários.

Links externos

Imprenta

Artigo nº 0031
publicado em 10/03/1998.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. O javali do Erimanto. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0031. Consulta: 16/12/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 10/11/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017