greciantiga.org
 
ga
a principio ad anno domini 529

As cavalariças de Augias

0413
Atena e Héracles nos estábulos de Áugias, -470/-457.
pars iii.5
5º trabalho de Héracles
πέμπτον ἐπέταξεν αὐτῶι ἆθλον τῶν Αὐγείου βοσκημάτων ἐν ἡμέραι μιᾶι μόνον ἐκφορῆσαι τὴν ὄνθον.
Apollod 2.5.5

INITugias, rei da Élida, era filho do deus Hélio e possuía grandes rebanhos de gado (ou de cavalos, conforme a versão). Ele não cuidava, porém, de seus extensos estábulos, e ao longo de muitos anos enorme quantidade de estrume foi se acumulando. Apesar de ter sido incumbido por Euristeu de limpar os estábulos, Héracles combinou antes um pagamento com Augias e Fileu, um dos filhos do rei, testemunhou o acordo.

O mau cheiro era tão intenso que não permitia a aproximação de ninguém; mas o herói desviou o curso dos rios Alfeu e Peneu na direção dos estábulos e, em apenas um dia, a forte correnteza limpou todo o estrume acumulado.

Augias, no entanto, se recusou a efetuar o pagamento combinado, alegando que Héracles servia Euristeu, e não a ele. Héracles invocou o testemunho de Fileu diante dos juízes, e o rapaz honestamente confirmou o combinado entre seu pai e o herói. O rei, porém, encolerizado, não pagou o que devia e ainda expulsou Héracles e o próprio filho da Élida.

Augias desfrutou algum tempo da sua vitória, pois o herói tinha de terminar os outros "trabalhos" para Euristeu. Na primeira oportunidade, porém, Héracles organizou um exército de voluntários, derrotou o rei, matou-o e colocou Fileu no trono da Élida. Conta-se que, quando se dirigia para a Élida, Héracles passou pela Arcádia e engravidou Auge, filha do rei Aleu, que deu à luz o herói Télefo.

Alguns mitógrafos relatam que um primeiro exército organizado pelo herói foi derrotado, graças aos Moliônidas (Êurito e Ctéato, dois irmãos gêmeos, filhos de Actor, irmão de Augias), e que seu irmão Íficles morreu na luta. Héracles, depois de matar os Moliônidas, organizou uma segunda expedição e só então Augias e seus aliados foram finalmente vencidos. Em algumas versões, Héracles teve que armar uma emboscada para vencer os Moliônidas, mas isso não condiz com os demais episódios de sua lenda e deve ser encarado com muitas reservas. Pode tratar-se, simplesmente, de uma tradição local incorporada ao mito do herói.

Em algumas versões, Héracles fundou os jogos olímpicos na Élida[1], em homenagem a Zeus, logo após a expedição contra Augias.

Notas

  1. Os Jogos Olímpicos, Píticos, Ístmicos e Nemeus eram os mais importantes da Grécia. Os Jogos Olímpicos, restaurados na idade moderna pelo Barão de Coubertin, eram celebrados em Olímpia, em honra a Zeus; os de Delfos em honra a Apolo, daí serem chamados de Píticos; os jogos celebrados em Corinto eram chamados de Ístmicos, e os celebrados na antiga cidade de Neméia (hoje chamada de Heracléia), de Nemeus, em honra a Zeus e a seu filho Héracles, o famoso Hércules dos romanos. Os jogos nemeus ocupavam o quarto lugar em importância. [FBS]
  2. [ voltar ]
Referências e bibliografia
s consulte a bibliografia geral da área