As mais antigas comunidades evoluíram provavelmente a partir das culturas do Neolítico final e, a despeito da crescente influência das Cíclades, de Creta e de Troia, conservaram sua homogeneidade durante muito tempo. Prósperas aldeias de casas retangulares e telhado plano eram vistas praticamente em toda parte. Os artefatos de metal eram raros e seguramente o estilo de vida se mantinha quase inteiramente neolítico.

Entre
Não há consenso, no entanto, quanto à exata função desses grandes edifícios. Teriam sido prédios públicos destinados a atividades religiosas, econômicas ou políticas, ou eram apenas a residência privada de cidadãos proeminentes?
Houve um expressivo aumento dos artefatos de metal durante essa segunda fase cultural: punhais e pinças de cobre e bronze, assim como as tradicionais lâminas de

As diversas marcas de selos presentes em vasos e próximo às lareiras, em especial, seriam indicações de que o conceito de identificação da propriedade privada já era conhecido. As marcas incisas detectadas em diversos vasos de cerâmica eram possivelmente sinais de identificação.
Estatuetas de vacas, touros e ovelhas de barro eram bastante comuns, algumas com profundos cortes no abdomen, o que poderia ser uma evidência de procedimentos ligados a rituais e do oferecimento de sacrifícios. Estatuetas femininas, comuns durante o Neolítico, eram raríssimas.
A partir de
Em toda parte, do sul da Tessália ao norte do Peloponeso, essas culturas anatólicas menos avançadas
O tratamento dado aos mortos foi extremamente diversificado em todas as etapas culturais do Heládico Antigo, e nenhuma tendência em especial pode ser especificada com segurança. Os corpos eram sepultados individualmente, em covas simples, dentro de vasos ou não, ou em
Iluminuras complementares
Notas
- Há uma certa controvérsia entre os eruditos a respeito das fases cronológicas do Heládico Antigo. Alguns arqueólogos consideram as fases I, II e III coincidentes com as culturas de Eutresis, Korakou e Tirinto; outros acompanham rigorosamente a estratigrafia determinada pela cerâmica e utilizam os intervalos cronológicos mostrados nos Apontamentos.
Imagem: lâminas de obsidiana de Melos, Cíclades. Zdeněk Kratochvíl, CC BY-SA 4.0 .Imagem: Esboço de Wilson A. Ribeiro Jr., CC BY-NC-ND 4.0 .μέγαρον ) é uma construção retangular que tem as paredes mais longas formando um pórtico em frente a um dos lados menores, onde há uma entrada; pode haver pilares para sustentação do teto. A forma “mégaron”, transcrita do grego, deu lugar à forma “mégaro” nos modernos dicionários da língua portuguesa (cf. Aurélio, s.v.).Imagem: mégaro de Jericó, Israel, -7000/-6000 . Esboço de Wilson A. Ribeiro Jr.,CC BY-NC-ND 4.0 .Imagem: túmulo em cista de Micenas, Heládico Médio. Esboço de Wilson A. Ribeiro Jr., CC BY-NC-ND 4.0 → mais informações AQUI.
Créditos das ilustrações


Em outras partes do Portal
- Heládico médio: os mínios
- Heládico Recente: os micênios até -1400
- Heládico Recente: a expansão micênica
Links externos
- 3D models of House A, Excavation Unit 5, Tsoungiza, Ancient Nemea
- The Eutresis and Korakou Cultures
- The “Lefkandi I” and Tiryns Cultures