Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

As ilhas do Egeu

 
O Mar Egeu visto do céu

O Mar Egeu, delimitado pela península balcânica, ao norte e a oeste, pela Ásia Menor, a leste, e pela grande ilha de Creta, ao sul, tem cerca de 214.000 km² de área e uma quantidade enorme de ilhas de vários tamanhos. O clima das ilhas, um pouco mais quente e árido que o das demais, é amenizado pelos ventos do oeste.

Algumas das ilhas setentrionais, como Tasos, Samotrácia e Lemnos, e Creta, no extremo sul, têm dimensões consideráveis. A grande maioria das cíclades, das espórades e das ilhas atualmente conhecidas por Dodecaneso, próximas da costa da Ásia Menor, são muito menores.

Para fins de estudo, as ilhas do Egeu podem ser agrupadas artificialmente em termos de localização e importância histórica. Temos o grupo das ilhas setentrionais e o das Espórades; o grupo das Cíclades, que ocupa mais ou menos o centro; o grupo centro-oriental (Dodecaneso); e Creta, que delimita o Egeu ao sul.

Quase todas as ilhas tiveram importância variável durante o Período Micênico e os tempos históricos, às vezes de forma isolada, às vezes como parte de um grupo geopolítico. Enquanto muitas ilhas setentrionais, as Cíclades e Creta quase sempre tiveram importância isolada, as ilhas do Egeu oriental e algumas das grandes ilhas ao norte quase sempre estiveram ligadas às grandes áreas culturais que os gregos intitulavam Eólia, Jônia e Dórida.

As ilhas do Egeu oriental, conhecidas em tempos modernos por Dodecaneso (lit. ‘doze ilhas’), serão abordadas na sinopse sobre a Grécia Oriental e Chipre.

Créditos das ilustrações

i1160O Mar Egeu visto do céu → Ver comentários.

Imprenta

Artigo nº 0465
publicado em 29/03/2003. Atualização: 27/08/2015.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. As ilhas do Egeu. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0465. Consulta: 25/05/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 30/04/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017