Casamento, funeral e outros rituais

Todas as culturas humanas têm seus rituais, e a Grécia Antiga não foge à regra.

miniaturaLamento fúnebre

Rituais são atividades padronizadas e repetidas em situações ou ocasiões determinadas pelos costumes e tradições de uma comunidade, usualmente de natureza simbólica e nem sempre — mas quase sempre — fundamentadas na religião e/ou na magia.

Entre os gregos da Antiguidade, muitas ocasiões e situações, das mais simples às mais complexas, envolviam cerimônias e procedimentos altamente ritualizados: o nascimento, o casamento, os funerais, a chegada à vida adulta, o estabelecimento de laços de amizade, as batalhas, etc.

Havia três grande grupos de atos rituais: os sacrifícios, preces e libações, que tornavam favoráveis as divindades; os rituais de purificação, que eliminavam poluições / impurezas que, segundo as crenças vigentes, perturbavam a ordem natural (e.g. partos, homicídios, doenças); e os rituais de passagem, que marcavam o acesso dos indivíduos às diferentes fases da vida e às atividades cívicas da comunidade.

Assim como em nossos dias, muitas cerimônias da Antiguidade envolviam uma combinação de rituais de vários tipos. Infelizmente, nosso conhecimento sobre a maioria deles é lacunar, dada a escassez de informações registradas nas fontes literárias e nas obras de arte.

Supõe-se que muitos rituais, conhecidos a partir de dados esparsos dos Períodos Arcaico e Clássico, remontam à Idade do Bronze ou a etapas históricas anteriores e foram transmitidos oralmente, geração a geração, sem a intervenção de registros escritos.