Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

A Idade do Bronze no Egeu

 
Estatueta com o salto do touro

Em algumas regiões da Ásia Ocidental surgiram, entre -4000 e -3000, novas formas de organização econômica e social que culminaram nos mais antigos Estados organizados da História. Uma vez que o catalisador desse processo foi o uso cada vez mais intensivo de utensílios de bronze[1], a etapa cultural recebeu o nome de Idade do Bronze.

Fig. 0107. Antigos utensílios de bronze. A e B: Creta, -3000/-2000. C: Amorgos, -3000/-2000. D: Troia II, -2600/-2250. Ver [Ilum. 0068].

No Egeu, a Idade do Bronze começou por volta de -3000 e teve os seguintes núcleos: a península balcânica, a ilha de Creta, as Cíclades, a ilha de Chipre e Troia, no extremo noroeste da Ásia Menor.

Conforme a região estudada, os arqueólogos usam diferentes denominações: Heládico (península balcânica), Minoico[2] (Creta), Cicládico (Cíclades) e Cipriota (Chipre). É costume, também, dividir a Idade do Bronze em três etapas: Bronze Antigo, Bronze Médio e Bronze Recente. Cada etapa de cada região tem ainda diversas subetapas, numeradas com algarismos romanos e com letras (Cicládico Antigo II, Minoico Médio I, Heládico Recente IIA e IIB, etc.). Para Troia, o sítio mais bem conhecido da Grécia Asiática, são utilizadas as sucessivas camadas de ocupação (I a VII), considerando-se o nível I o mais antigo.

Durante o Bronze Antigo o modo de vida das comunidades egeias continuou essencialmente neolítico, a despeito do intensivo contato com as culturas mais avançadas da Ásia Ocidental[3]. Nota-se, até o final do terceiro milênio, um leve predomínio da cultura cicládica, embora a arqueologia demonstre que os núcleos culturais do Egeu, de forma geral, tiveram grande homogeneidade nessa época.

Data do início do Bronze Médio a primeira diferenciação expressiva das culturas egeias. Na ilha de Creta floresceu a cultura minoica, a primeira grande civilização letrada da Europa. Os avanços políticos, tecnólogicos e artísticos dos cretenses tiveram profunda influência em todo o Egeu e em especial na cultura grega, cujos humildes primórdios na península balcânica datam do Heládico Médio.

No primeiro século do Bronze Recente, a influência dos cretenses predominava ainda em todo o Egeu. Após -1400, no entanto, a cultura grega micênica (ou do Heládico Recente) dominou a cultura minoica e, até o fim da Idade do Bronze, influenciou decisivamente todas as culturas egeias. De certa forma, o Egeu se tornou, novamente, uma unidade cultural.

Notas

  1. O bronze é uma liga metálica artifical de cobre e estanho, de grande maleabilidade e fácil conformação quando fundido. Durante a Idade do Bronze e toda a Antiguidade foi muito empregado na confecção de ferramentas, armas, objetos de luxo e até estátuas. Suas principais vantagens sobre a pedra e o cobre, seus antecessores, eram a dureza e a durabilidade; sua principal desvantagem era a relativa a raridade das jazidas de cobre e estanho.
    Imagem: estatueta de bronze → Iluminura 0245.
  2. O inglês Arthur Evans (1851/1941), primeiro arqueólogo a escavar sistematicamente o palácio de Cnossos, em Creta (1900), cunhou vários termos utilizados correntemente em Arqueologia e História Antiga. O adjetivo “minoico”, por exemplo, deriva de Minos, nome do rei de Cnossos associado à lenda ateniense do minotauro. Mais informações → Sir Arthur Evans.
    Imagem: detalhe de óleo sobre tela de William Richmond (1907). Oxford, Ashmolean Museum. Zdeněk Kratochvíl, CC BY-SA 4.0.
  3. Culturas ou civilizações orientais são os povos que viveram no norte da África (egípcios), Ásia Menor (hititas), Mesopotâmia (sumérios, acadianos, etc.) e Sírio-Palestina (fenícios, hebreus, etc.) antes da Era Comum ou Cristã.

Créditos das ilustrações

i0503Estatueta com o salto do touro → Ver comentários.
0107Esboço de Dário J. Alves Ribeiro, 1999. → / CC BY-NC-ND 4.0.

Em outras partes do Portal

Imprenta

Artigo nº 0157
publicado em 04/05/1999.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. A Idade do Bronze no Egeu. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0157. Consulta: 17/08/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 30/04/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017