Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

O Bronze Antigo no Egeu

 
Espirais egeias

Há numerosas evidências de que durante o III milênio a.C. as culturas do Egeu mantiveram contato entre si e com Chipre, Egito, Anatólia central e lugares distantes como a Bessarábia (norte do Mar Negro), a costa do Mar Adriático e a região do Rio Danúbio (Europa Centro-Ocidental).

Fig. 0114. Impressões de selos e sinetes. A, B: Creta, c. -2000. C: Platano (Creta), c. -2200. D: Troia IIb, -2600/-2250.

Diversas semelhanças podem ser, consequentemente, observadas entre diversos aspectos culturais da Grécia continental, de Creta, das Cíclades, do noroeste da Anatólia e de Chipre: jarros de bico alongado, padrões decorativos em espiral — uma das marcas registradas da arte egeia da Idade do Bronze —, alfinetes para roupas, selos, fortalezas, túmulos abobadados, armas, etc.

De modo geral, todas as culturas egeias prosperaram durante a o Bronze Antigo; Troia e as Cíclades, por sua vez, exibiram durante certos períodos sinais de extraordinária riqueza. As Cíclades, devido à sua posição estratégica em relação a todos que precisavam atravessar o Egeu; Troia, situada no noroeste da Anatólia, perto do Helesponto[1], em razão do acesso direto às rotas terrestres da Ásia Ocidental e às rotas marítimas do Egeu.

Sabe-se muito pouco, infelizmente, a respeito da religião de qualquer uma dessas culturas. É provável, no entanto, que a deusa-mãe neolítica e o touro tivessem ainda importância considerável.

Notas

  1. O Helesponto (gr. Ἑλλήσποντος), lit. ‘mar de Hele’, antigo nome do estreito de Dardanelos, separa a Ásia (Tróade, noroeste da Ásia Ocidental) da Europa (Trácia, sudeste da Europa). Segundo a tradição mítica, o estreito assinala o local em que Hele, irmã de Frixo, caiu do carneiro voador que levava os irmãos à Cólquida.
    Imagem: mapa sobre imagem de satélite → Iluminura 0889.

Créditos das ilustrações

i0015Espirais egeias → Ver comentários.
0114Esboço de Wilson A. Ribeiro Jr., 1999. Apud Vermeule (1992) e Higgins (1994)/ Fair use.

Em outras partes do Portal

Imprenta

Artigo nº 0296
publicado em 13/07/2000.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. O Bronze Antigo no Egeu. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0296. Consulta: 29/07/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 30/04/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017