300 palavras

Lendas diversas

CentauroCentauro

A maior parte dos mitos gregos surgiu em alguma de suas regiões e, posteriormente, se difundiu para o resto do mundo grego.

Devido ao fato de terem sido contadas e recontadas em toda a Grécia, ao longo de séculos, torna difícil precisar a origem de boa parte dessas antigas histórias. De forma geral, essa é a situação dos mitos que falam dos deuses e de Héracles, o mais popular dos heróis gregos.

Boa parte das lendas heroicas, por outro lado, são vinculadas a determinados cultos[1] e a determinadas comunidades e podem ser classificadas de acordo com a região de onde provavelmente se originaram. Há, também, mitos que vieram de outras culturas mediterrâneas e orientais e foram incorporados aos mitos gregos.

Eis uma pequena lista das regiões gregas e de seus mitos mais importantes:

Argólida Belerofonte, , prétides, danaides, Perseu, atridas Ática Cécrops, Erecteu, Filomela e Procne, Prócris, Teseu, Dédalo e Ícaro Beócia Órion, Europa, Cadmo, Anfíon, Héracles, Édipo, os sete contra Tebas e os epígonos, Narciso Tessália Alceste, Íxion e os lápitas, centauromaquia, Peleu, Frixo e Hele, os argonautas, Asclépio Outras regiões Pasífae e o minotauro (Creta), os dióscuros (Esparta), Cresfontes (Messênia), Meleagro e o javali de Cálidon (Etólia), Orfeu (Trácia), Midas e amazonas (Ásia Ocidental)

Alguns mitos, por tradição ou por sua grande importância em relação a outros temas, foram abordados e/ou descritos em outras partes do Portal.