Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Mitos heroicos

O fato de entre os homens e os deuses existir ainda uma terceira classe especial de heróis, que são denominados também "semideuses", é uma particularidade da mitologia e da religião gregas para a qual quase não existem paralelos.
 
 
Placa com sacrifício para um herói

Em nossos dias, o herói é um homem extraordinário por seus feitos guerreiros, seu valor ou sua magnanimidade (Dicionário Aurélio, s.v.).

No início do Período Arcaico, os gregos consideravam heróis (gr. ἥρωες, sg. ἥρως) certos personagens das lendas épicas (a busca dos argonautas, ciclo troiano e ciclo tebano, principalmente). Mais tarde, essa denominação passou a ser igualmente aplicada a mortos ilustres (reais ou imaginários), capazes de exercer influência sobre os vivos, e a quem era necessário cultuar.

Deuses e heróis formavam, portanto, a esfera sacra (Burkert, 1993). Os deuses imortais situavam-se, é claro, em plano superior ao dos simples mortais; os heróis, situados entre esses dois planos, comunicavam-se com ambos.

Nos relatos míticos, porém, os heróis eram, em geral, os filhos de um deus e de uma mortal — semideuses, portanto. Embora mortais, a ascendência divina tornava-os capazes de façanhas impossíveis para simples seres humanos. Uma característica das lendas heroicas é a proteção e ajuda direta de uma ou mais divindades nos momentos de perigo; outra é sua abrangência geográfica. Em geral, as aventuras do herói são muito ligadas à sua região de origem. Mesmo quando precisa ir até terras distantes, reais ou míticas, o herói sempre retorna ao lar.

Órion é um exemplo de herói mencionado de forma pouco sistemática nas lendas gregas, não ligado a um lugar particular. Perseu, porém, era um herói da Argólida; Belerofonte, de Corinto; Teseu, da Ática; os dióscuros, de Esparta. E Héracles é uma notável exceção, pois originalmente era de Argos ou Tirinto, mas com o tempo se tornou uma espécie de herói nacional, cultuado em quase todas as comunidades gregas.

Algumas figuras míticas, como Hermes e Dioniso, filhos de Zeus, e Asclépio, filho de Apolo, tornaram-se deuses, apesar de terem mãe mortal. Suas lendas serão abordadas em outras sinopses.

Créditos das ilustrações

i1010Placa com sacrifício para um herói → Ver comentários.

Links externos

Imprenta

Artigo nº 0353
publicado em 22/11/2000. Atualização: 05/05/2013.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Mitos heroicos. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0353. Consulta: 25/03/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 19/02/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017