Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Filomela, Procne e Tereu

... faltam algumas partes!
EM CONSTRUÇÃO...
c
 
Procne, Filomela e Ítis
Filomela (gr. Φιλομήλη) e Procne (gr. Πρόκνη) eram filhas de Pandíon I, um dos antigos reis de Atenas, e irmãs de Butes e de Erecteu.

Procne se casou com Tereu (gr. Τηρεύς), rei da Trácia e aliado dos atenienses, teve um filho chamado Ítis (gr. Ἴτυς) e ficou anos sem ver a irmã, Filomela, a quem era muito ligada. Tereu se dispôs a ir a Atenas e trazer Filomela para uma visita, mas se apaixonou por ela e violentou-a. Para evitar que divulgasse o ocorrido, cortou-lhe a língua, escondeu-a em algum lugar e contou à esposa que a irmã havia morrido.

Mas a habilidosa Filomela contou a história através de desenhos (ou letras) tecidos em uma tapeçaria (ou manto) e conseguiu fazer a peça chegar às mãos da irmã, que logo entendeu o ocorrido. Procne conseguiu encontrar e resgatar Filomela sem que Tereu soubesse e, de volta à Trácia, as duas mataram Ítis, serviram sua carne a Tereu, de novo sem que ele percebesse e depois mostraram a cabeça do menino.

A andorinha

Filomela e Procne fugiram de volta para a Grécia e, é claro, o enfurecido Tereu saiu em seu encalço. Alcançou-as em Dáulia, na Fócida, mas elas imploraram a ajuda dos deuses e foram transformadas em aves, assim como Tereu.

Procne se tornou um rouxinol, Filomela uma andorinha e Tereu, uma poupa.

[em andamento]

Créditos das ilustrações

i1221Procne, Filomela e Ítis → Ver comentários.
i0713Perseu perseguindo Medusa → Ver comentários.

Imprenta

Artigo nº 1109
iniciado em 08/10/2016.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Filomela, Procne e Tereu. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=1109. Consulta: 28/04/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 25/03/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017