Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Lendas diversas

 
Um centauro

A maior parte dos mitos gregos surgiu em determinadas regiões e, posteriormente, se difundiu para o resto do mundo grego. Devido ao fato de terem sido contados e recontadas em toda a Grécia, ao longo de séculos, torna difícil precisar a região de origem de boa parte dessas antigas histórias.

De forma geral, essa é a situação dos mitos que falam dos deuses e de Héracles, o mais popular dos heróis gregos. Boa parte das lendas heroicas, por outro lado, são vinculadas a determinados cultos[1] e podem ser classificadas de acordo com a região de onde provavelmente se originaram.

Eis uma pequena lista das regiões gregas e de seus mitos mais importantes:

Argólida
Belerofonte, , prétides, danaides, Perseu, atridas
Ática
Cécrops, Erecteu, Filomela e Procne, Prócris, Teseu, Dédalo e Ícaro
Beócia
Órion, Europa, Cadmo, Anfíon, Héracles, Édipo, os sete contra Tebas e os epígonos, Narciso
Tessália
Alceste, Íxion e os lápitas, centauromaquia, Peleu, Frixo e Hele, os argonautas, Asclépio
Outras regiões
Pasífae e o minotauro (Creta), os dióscuros (Esparta), Cresfontes (Messênia), Meleagro e o javali de Cálidon (Etólia), Orfeu (Trácia), Midas e amazonas (Ásia Ocidental)

Alguns mitos, por tradição ou por sua grande importância em relação a outros temas, foram abordados e/ou descritos em outras partes do Portal.

Notas

  1. Herói (gr. ἥρως) e heroon (gr. ἡρῶιον) são palavras de mesmo radical. Os heróis, na mitologia grega, eram os filhos de um deus e uma mortal, ou de uma deusa e um mortal — semideuses, portanto, capazes de façanhas sobre-humanas. Os heróis não eram imortais como os deuses, mas eram igualmente cultuados (embora nem todos tivessem ascendência reconhecidamente divina) em um templo chamado, pelos especialistas, de heroon. Mais informações → Mitos heroicos.

Créditos das ilustrações

i0425Um centauro → Ver comentários.

Em outras partes do Portal

Imprenta

Artigo nº 0238
publicado em 04/02/2000.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Lendas diversas. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0238. Consulta: 22/06/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 30/04/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017