Arcádia

página em construção

Antiga região grega localizada na parte central do Peloponeso, sem contato direto com o mar.

Grécia Antiga. Arcádia
Fig. 0146

A Arcádia (gr. Ἀρκαδία) é constituída basicamente por um extenso e fértil platô, o planalto de Trípolis, próprio para a criação de animais, e por planaltos menores, como o de Megalópolis.

Altas montanhas recobertas de florestas cercam a região, especialmente ao norte; as mais elevadas são o Monte Erimanto (2224 metros), que fica em parte na Acaia, o Monte Cilene (2376 metros) e o Monte Khelmos (2355 metros). O rio Alfeu corta a região em direção ao oeste.

As comunidades arcádicas mais importantes foram a pólis de Tegeia, sede do santuário de Atena Aleia; Bassas, na encosta do Monte Licaion (1398 metros), onde se localiza o famoso templo de Apolo Epicúrio e as póleis de Mantineia, Aseia e Megalópolis.

miniaturaPaisagem idealizada da Arcádia

Notável, ademais, é a antiga localidade de Psófis, no extremo noroeste da região, perto do Monte Erimanto. Nesse local, conta-se, Héracles dominou o feroz javali do Erimanto (4º trabalho). Lá residiu Alcmeon, filho de Anfiarau, que fugiu de Argos depois de matar a mãe, Erífile, e se casou com Alfesibeia, filha do mítico rei Fegeu.

As plêiades e o deus Hermes nasceram no Monte Cilene, e o deus era intimamente ligado à paisagem da Arcádia. Durante a Renascença suas paisagens pastorais, imaginadas de forma idealizada, eram o pano de fundo dos poemas bucólicos do movimento conhecido por arcadismo.