Élida

página em construção
O Monte CronionO Monte Cronion

A Élida, conhecida na Antiguidade por Élis (gr. Ἦλις), fica no extremo noroeste do Peloponeso. É constituída por uma planície fértil, própria para pastagens e, nas terras altas, por florestas.

Fig. 0145

O mar fica a noroeste e a oeste. Três rios irrigam a região: o Peneu, o Alfeu e o Neda; assim como na Acaia, a pluviosidade é bem maior que a de outras regiões gregas.

Na Antiguidade o lugar mais importante, além da pólis de Élis e do porto de Cilene, era o santuário de Zeus em Olímpia, frequentado por todos os gregos do século -X/-IX em diante.

Na Antiguidade, Olímpia era primariamente o nome do santuário localizado ao sul de Élis, perto de Pisa, no vale logo abaixo do Monte Cronion, perto da confluência dos rios Rio Alfeu e Cladeu. O Alfeu fica ao sul do santuário e o Cladeu, a oeste.

No Altis, nome do bosque próximo do santuário dedicado a Zeus, os antigos jogos olímpicos foram celebrados a cada quatro anos, durante mais de mil anos, desde -700. O santuário e os jogos eram promovidos e controlado por Élis.

Foi na Élida que o rio Alfeu se apaixonou pela ninfa Aretusa, que se transformou em fonte e fugiu para Siracusa.