Mitos heroicos

O fato de entre os homens e os deuses existir ainda uma terceira classe especial de heróis, que são denominados também "semideuses", é uma particularidade da mitologia e da religião gregas para a qual quase não existem paralelos.

Em nossos dias, o herói é um homem extraordinário por seus feitos guerreiros, seu valor ou sua magnanimidade (Dicionário Aurélio, s.v.).

miniaturaSacrifício oferecido a um herói

No início do Período Arcaico, os gregos consideravam heróis (gr. ἥρωες, sg. ἥρως) certos personagens das lendas épicas (a busca dos argonautas, ciclo troiano e ciclo tebano, principalmente). Mais tarde, essa denominação passou a ser igualmente aplicada a mortos ilustres (reais ou imaginários), capazes de exercer influência sobre os vivos, e a quem era necessário cultuar.

Deuses e heróis formavam, portanto, a esfera sacra (Burkert, 1993). Os deuses imortais situavam-se, é claro, em plano superior ao dos simples mortais; os heróis, situados entre esses dois planos, comunicavam-se com ambos.

Nos relatos míticos, porém, os heróis eram, em geral, os filhos de um deus e de uma mortal — semideuses, portanto. Embora mortais, a ascendência divina tornava-os capazes de façanhas impossíveis para simples seres humanos. Uma característica das lendas heroicas é a proteção e ajuda direta de uma ou mais divindades nos momentos de perigo; outra é sua abrangência geográfica. Em geral, as aventuras do herói são muito ligadas à sua região de origem. Mesmo quando precisa ir até terras distantes, reais ou míticas, o herói sempre retorna ao lar.

Órion é um exemplo de herói mencionado de forma pouco sistemática nas lendas gregas, não ligado a um lugar particular. Perseu, porém, era um herói da Argólida; Belerofonte, de Corinto; Teseu, da Ática; os dióscuros, de Esparta. E Héracles é uma notável exceção, pois originalmente era de Argos ou Tirinto, mas com o tempo se tornou uma espécie de herói nacional, cultuado em quase todas as comunidades gregas.

Algumas figuras míticas, como Hermes e Dioniso, filhos de Zeus, e Asclépio, filho de Apolo, tornaram-se deuses, apesar de terem mãe mortal. Suas lendas serão abordadas em outras sinopses.

Hero cults were one of the most distinctive features of ancient Greek religion. In Homeric Greek, "hero" (????, h?ros) refers to the mortal offspring of a human and a god. By the historical period, however, the word came to mean specifically a dead man, venerated and propitiated at his tomb or at a designated shrine, because his fame during life or his unusual manner of death gave him power to support and protect the living. A