Aristóteles
O mais importante dos discípulos de Platão, um dos mais completos eruditos da História; teve profunda e duradoura influência no pensamento ocidental.
Sumário
Biografia
Nasceu em Estagira, na Calcídica, em 
Nada sabemos de sua juventude; mas podemos imaginar que, graças ao pai, desenvolveu um certo gosto pelas ciências naturais.
Viveu em Atenas e estudou na Academia de Platão entre 

Em 
Em 
De volta a Atenas, no mesmo ano, fundou o famoso escola peripatética
, assim chamada devido ao hábito do
  filósofo de discutir e ensinar enquanto passeava (gr. 
Aristóteles dirigiu o Liceu até 
Obras sobreviventes. Sinopses
Aristóteles publicou grande quantidade de obras de caráter didático, destinadas ao público em geral, sob a forma de diálogo. Nenhum desses textos exotéricos (para os “externos”) chegou até nós; possuímos apenas pequenos trechos e um ou outro resumo.
Sobreviveram somente os escritos esotéricos (para os “internos”), concisos e de caráter mais
  técnico, baseados nas anotações do filósofo para aulas e exposições destinadas aos
  discípulos da escola entre 
Eis uma classificação simplificada dos textos do corpus aristotélico, proposta por Luce (1994):
(“física”)
Os textos assinalados com o sinal + são coletivamente conhecidos por Parva naturalia, ‘pequenos tratados sobre a Natureza’.
Os textos de lógica são conhecidos, em conjunto, por Organon (gr. 
“Metafísica” não é palavra aristotélica; originalmente, designa
  os livros do tratado que vem logo depois da Física (gr. 

As ideias de Aristóteles sobre alguns temas, como por exemplo a teoria a linguagem, estão dispersas em vários tratados, alguns deles fragmentários.
Muitos tratados que acompanham o corpo aristotélico não são considerados autênticos pelos estudiosos; os três mais importantes estão marcados, na lista acima, com o sinal *. Ética a Eudemo não é, com certeza, de Aristóteles; Magna Moralia parece ter sido escrito por um discípulo de Aristóteles, baseado nas aulas dos mestre; e a Constituição dos Atenienses chegou até nós em papiro, à parte do corpus aristotelicum. Muitos outros textos espúrios não foram incluídos na lista.
Temos, finalmente, vários fragmentos e alguns poemas, como o Hino à virtude, atribuídos a ele sem justificativas apropriadas.
Há somente uma sinopse no Portal, por enquanto:
O pensamento de Aristóteles
Aristóteles rejeitou a teoria das formas (“ideias”) de seu mestre, Platão, pois ela envolvia conceitos excessivamente abstratos; para ele, existem apenas seres e objetos concretos e reais, que podem ser percebidos pelos sentidos e analisados em termos de forma, constituição, construção e finalidade.

Todas as coisas têm caracteres gerais,
  que permitem 
Esse sistema
 permeia toda a obra de Aristóteles. Sua contribuição fundamental à
  Filosofia foi, no entanto, a criação da lógica formal e da lógica
  material, métodos que organizam e ordenam o raciocínio e o pensar.
Dentre outras importantes contribuições, 
Aristóteles estudou, ordenou, classificou e escreveu a respeito de toda a ciência e toda a filosofia antiga; “não teve continuadores, e sim comentadores” (Humbert, 1961). O pensamento aristotélico dominou de forma absoluta a Idade Média ocidental, influenciou os árabes e continuou praticamente incontestado até o século XIX.
Manuscritos, edições e traduções
A primeira edição da obra de Aristóteles data possivelmente do final do século
  
A editio princeps é a Aldina (Veneza, 
A edição de Bekker tem enorme importância histórica e sua numeração dos tratados é usada até hoje como referência. “Aristóteles 1094b” significa, por exemplo, que a passagem em questão está na página 1094, coluna b dessa edição.
Não há edição padrão de todos os tratados e os estudiosos recorrem sempre a edições isoladas que utilizaram os mms. mais importantes. Há várias listas das edições; sugiro a de Mesquita (2005, 
Até o momento, somente tratados isolados foram traduzidos para o português. Está em andamento desde 2005, em Portugal, uma tradução completa das obras, coordenada por António Pedro Mesquita (2005).