Os troianos

A morte de PríamoA morte de Príamo

Quem eram os troianos, míticos habitantes de Troia (Ílion)?

Dárdano, tido por ancestral dos reis troianos, era filho de Zeus e de Electra, uma das Plêiades. Reinou em toda a região de Troia, chamada de Dardânia em sua homenagem.

Ganimedes (gr. Γανυμήδης), um dos amores de Zeus, era filho de Trós, que deu nome à Tróade, um outro nome da região. Ilo, irmão de Ganimedes, fundou a cidadela de Troia perto do monte Ida. O outro nome de Troia, Ílion, deriva de seu nome.

i0664

As muralhas de Troia foram construídas por Apolo e Posídon durante o reinado de Laomedonte, famoso pelo não cumprimento de suas promessas. A última delas prejudicou Héracles e, por ocasião de seu 9º trabalho, o herói conquistou a fortaleza, matou todos os filhos de Laomedonte, exceto Príamo (gr. Πρίαμος), e deu Hesíone a Telamon, filho de Éaco.

Antes disso, Titono (gr. Τιθωνός), um dos filhos de Laomedonte, foi amado e levado por Éos, a aurora.

Na época da Guerra de Troia, a cidade estava no apogeu. Príamo, agora rei, havia se casado com Hécuba e tinha enorme quantidade de filhos e filhas (14, 19 ou 50, conforme a versão). O mais valente e forte de todos, Heitor (gr. Ἕκτωρ), conduziu a luta contra os gregos.

Segundo a lenda, outro dos filhos de Príamo, Páris (gr. Πάρις), também conhecido por Alexandre (gr. Ἀλέξανδρος), foi a causa imediata da guerra. Instado por Afrodite, raptou a belíssima Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta, e foi se refugiar com ela em Troia.

Oficialmente, foi para vingar essa afronta que Menelau e seus aliados atacaram a cidade; naturalmente, as imensas riquezas de Troia pesaram um pouco na balança... Após dez anos de cerco, os gregos arrasaram Troia, mataram Príamo, todos os homens e crianças do sexo masculino, escravizaram as mulheres e, é claro, recuperaram Helena.

Hécuba, a viúva de Príamo, Andrômaca, viúva de Heitor, e Cassandra, irmã de Heitor, participam de algumas lendas posteriores à queda da cidade.

É interessante notar que os gregos Ájax e Aquiles tinham genes troianos, pois descendiam de Hesíone e de Telamon.