Græcia Antiqua

Guerreiro caído em Troia

X
601
exp
Estátua do ângulo direito do frontão leste do Templo de Afaia, Egina.
-490/-480
 
0601
Imagem principal.
 
0601a
Reconstrução conjetural (Furtwängler, 1906, pl. 130-1.
 
0601b
Detalhe da composição à esquerda de Atena.
 
0601c
Detalhe da composição à direita de Atena.
 
0601d
Príamo, primeiro à esquerda de Atena.
 
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Segundo guerreiro à esquerda de Atena.
 
0601f
Terceiro guerreiro à esquerda de Atena.
 
0601g
Héracles, vista lateral esquerda.
 
0601h
Héracles e outros guerreiros, vista frontal esquerda.
 
0601i
Cabeça de ajudante troiano.
 
0601j
Cabeça pintada.
grupo
imagem
Francesca Tronchin, 09/01/2007
fonte
licença
græcia antiqua
Iluminura 0601

As esculturas do frontão leste, atribuídas a Ônatas de Egina, prenunciam o estilo severo das primeiras esculturas clássicas e, assim como as do frontão oeste, foram restauradas pelo escultor dinamarquês Bertel Thorwaldsen (1770/1844). E, como no frontão oeste, Atena está no centro da composição (Fig. 0601a-c).

As figuras são uma perfeita mistura da rigidez arcaica e do naturalismo que iria dominar a arte grega nas décadas seguintes (o Período Clássico começou em -480). O caráter transitório é bem perceptível, a despeito da intensiva restauração. Detalhes anatômicos, ainda um tanto rígidos, foram cuidadosamente entalhados; há expressividade na face e o sorriso arcaico é muito discreto. A forma do corpo e da musculatura mudam de acordo com a postura e o movimento, a despeito da rigidez dos traços faciais.

O sentido da ação é centrípeta, isto é, os guerreiros se movem em direção à figura de Atena (Fig. 0601b-c). Os movimentos são mais dinâmicos, mais naturais e mais fluidos do que os das figuras do frontão oeste. Especialmente notável é a representação das torções do tronco e dos braços.

A única das figuras que se pode identificar, além de Atena, é a do arqueiro à esquerda da deusa (Fig. 0601g-h). Embora com uniforme de hoplita, o capacete moldado em forma de cabeça de leão sugere que se trata de Héracles. Sua presença situa a cena na batalha entre o rei troiano Laomedonte e o herói e seus companheiros, dentre os quais estava Telamon, filho de Éaco, rei de Egina. A Guerra de Troia teria ocorrido duas gerações depois.

Um dos outros guerreiros (Fig. 0601d-f,g) recebeu apelido troiano, Príamo (Fig. 0601d), mas sem nenhuma base. Suspeita-se que o terceiro guerreiro à esquerda de Atena (Fig. 0601f-h) segura o elmo do guerreiro com escudo à sua frente.

Como as demais esculturas gregas, originalmente o frontão era pintado com cores vivas. Do frontão leste, há uma reconstituição conjetural para uma cabeça isolada (Fig. 0601i-j), atribuída a um ajudante troiano, da exposição « Bunte Götter », ‘Deuses pintados’, versão mostrada em Istambul. Estudo: Vinzenze Brinkmann. Restauração: Sylvia Kellner e Olaf Herzog. Pintura: Ulrike Koch-Brinkmann e Sylvia Kellner.<

referências
Adolf Furtwängler, Aegina. Das Heiligtum der Aphaia, München, K.B. Akademie der Wissenschaften, 1906.
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Ilustração nº 0601, publicada em 20/10/2001. Última atualização: 24/07/2016.Licença dos comentários: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Guerreiro caído em Troia. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/img.asp?num=0601. Consulta: 15/10/2019.
 
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