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Atena na Guerra de Troia

-500/-490

Grupo de mármore da parte central do frontão oeste do Templo de Afaia, Egina

 
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Atena na Guerra de Troia / imagem principal
 
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Reconstrução conjetural (Furtwängler, 1906, pl. 128-9)
 
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Composição das figuras
 
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Acrotério
 
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Vista frontal esquerda do grupo central, vista posterior de “Páris”
 
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Páris e guerreiro que se ergue
 
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Guerreiro caído à esquerda de Atena
 
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Guerreiros à direita de Atena
 
0588h
Atena pintada, vista frontal
 
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Páris pintado, vista lateral esquerda
 
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“Páris” pintado, vista posterior
AcervoGliptoteca de MuniqueImagemCarole Raddato, 31/05/2013FonteFlickRLicençaCC BY-SA 2.0Iluminura0588
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A cena mostra, provavelmente, uma das lutas entre gregos e troianos descritas na mitologia (ver reconstituição conjetural, Fig. 0588a-b). Atena, que favoreceu os gregos durante a Guerra de Troia, está no centro da composição, em tamanho maior. Os guerreiros não foram identificados, mas é provável que se trate de uma cena dessa Guerra, uma vez que Ájax e Teucro, filhos de Telamon, e Aquiles, filho de Peleu, dela participaram e eram netos de Éaco, mítico rei de Egina.

Deusa e guerreiros do frontão oeste foram esculpidos pelo menos 10 anos antes das esculturas do outro frontão. As figuras ainda têm, além do leve sorriso arcaico, uma certa rigidez, característica das obras do Período Arcaico. A ação é simétrica e centrífuga, isto é, parte do centro onde está Atena e flui para os dois cantos da composição. Algumas figuras são estáticas, outras relativamente dinâmicas.

Na Fig. 0588c vê-se o acrotério, ladeado de duas figuras femininas (a ninfa Egina e Afaia, talvez); na Fig. 0588d, a maravilhosa estátua da deusa Atena e dos guerreiros que a cercam, de outro ângulo. Logo depois desses guerreiros, há dois arqueiros ajoelhados, um de cada lado; o mais bem conservado, tradicionalmente denominado Páris (Fig. 0588d-e) devido ao barrete frígio, está à direita de Atena, na frente de outro guerreiro que começa a se erguer (Fig. 0588e e 0588g). Nos dois cantos há figuras de guerreiros caídos (Fig. 0588f-g).

Originalmente, diversas partes dos templos gregos eram pintadas, inclusive as esculturas dos frontões. Veja, nas Fig. 0588h-j, reconstituições policrômicas de Atena e de Páris da exposição « Bunte Götter », ‘Deuses pintados’, na versão mostrada em Atenas. Estudo: Vinzenze Brinkmann. Restauração: Sylvia Kellner e Olaf Herzog. Pintura: Ulrike Koch-Brinkmann e Sylvia Kellner.

Veja também uma reconstrução Templo de Afaia e outras informações em iluminuras relacionadas (Fig. 0584) e também as esculturas do frontão leste (Fig. 0601). Compare, particularmente, os guerreiros caídos e os arqueiros dos dois frontões.