Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

O Bronze Médio no Egeu

 
O palácio de Kato Zakros

Entre -2000 e -1700, os habitantes de Creta prosperaram rapidamente e criaram a primeira civilização urbana da Europa. A cultura minoica atingiu novas alturas durante o Minoico Médio e influenciou decisivamente as comunidades do Egeu durante mais de 500 anos.

Creta foi a única cultura do Mediterrâneo Oriental que não sofreu devastações no final do Bronze Antigo. Enquanto os minoicos prosperavam, entre -2000 e -1700, as outras culturas egeias se recuperavam lentamente.

Nesta seção serão abordadas as culturas egeias do Bronze Médio que se desenvolveram fora da península balcânica, em Creta, nas Cíclades, em Chipre e em Troia.

O Heládico Médio

Na península balcânica, uma cultura que podemos já chamar de “grega” começou a se desenvolver, aparentemente após a mistura dos indo-europeus que chegaram à península balcânica durante os últimos séculos do Heládico Antigo com as populações locais.

Essa cultura, dita miniana, também recebeu influências de Creta e, ao lado de características próprias de todas as culturas egeias da primeira metade do II milênio a.C., possuía particularidades que prenunciavam o advento da sofisticada cultura grega do Período Micênico.

O Bronze Médio da Grécia continental será tratado à parte, no tópico relativo à emergência dos gregos.

Ver sinopse sobre os mínios.

Créditos das ilustrações

i0489O palácio de Kato Zakros → Ver comentários.

Em outras partes do Portal

Imprenta

Artigo nº 0393
publicado em 23/07/2001.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. O Bronze Médio no Egeu. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0393. Consulta: 21/10/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 30/04/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017