história300 palavras

O Bronze Recente no Egeu

-1550 / -1100
Lárnax decoradoLárnax decorado

Neste tópico serão abordadas as culturas egeias do Bronze Recente que se desenvolveram fora da península balcânica, em Creta, nas Cíclades, em Chipre e em Troia.

Podemos separar o Bronze Recente do Egeu em duas metades desiguais: na primeira, havia a hegemonia minoica; na segunda, a hegemonia micênica. A segunda hegemonia, a micênica, foi mais dominante do que a primeira e, de certo forma, unificou e “uniformizou” culturalmente o Egeu.

Nos extremos orientais do Mediterrâneo, em Troia (nordeste) e em Chipre (sudeste), encontraremos reflexos de uma dessas duas hegemonias, de acordo com o período considerado. Em Chipre, no entanto, esses reflexos foram relativamente pequenos, dado o predomínio de trocas comerciais entre o poderoso rei cipriota de Alasiia e o faraó do Egito.

O primeiro século e meio do período conhecido por Bronze Recente (-1550 a -1400) é, de certa forma, uma extensão do final do Bronze Médio. Creta e os minoicos continuaram a dominar o Mediterrâneo oriental culturalmente, comercialmente e talvez até politicamente.

No continente grego, as comunidades micênicas floresciam e enriqueciam cada vez mais, tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista cultural, através do constante contato com a avançada cultura minoica.

Links

Para o Bronze Recente na Grécia Continental, ver

Entre -1450 e -1400, alguma catástrofe natural de grande magnitude arrasou Creta e enfraqueceu, irremediavalmente, sua supremacia. Os micênios se aproveitaram e logo estenderam sua influência sobre as áreas antes dominadas pelos minoicos.

O Bronze Recente da Grécia Continental, conhecido por Heládico Recente, corresponde ao Período Micênico e aos primórdios da cultura grega propriamente dita. Esse assunto será tratado na subseção sobre a emergência dos gregos durante a Idade do Bronze.

O fim da Idade do Bronze o ínicio da Idade do Ferro no Egeu ocorreu de forma relativamente rápida, entre -1200 e -1100, em todas as áreas sob influência dos micênios da Grécia continental. O tema também será tratado na subseção sobre a emergência dos gregos.