filosofia940 palavras

Platão

Πλάτων Plato Phil.Pl.-428/-347

Platão, o mais importante discípulo de Sócrates, exerceu enorme influência na filosofia, na religião, na educação, na literatura e até mesmo na língua grega.

O filósofo Alfred Whitehead (1929) afirmou, com evidente exagero, que a história da Filosofia “não passa de uma sucessão de notas de rodapé da obra de Platão”.

Biografia

Nasceu em Atenas por volta de -428 e era membro de aristocrática e ilustre família. Descendia dos antigos reis de Atenas, de Sólon e era também sobrinho de Crítias (-460/-403) e Cármides, dois dos “Trinta Tiranos” que governaram Atenas em -404.

Lutou na Guerra do Peloponeso entre -409 e -404, e a admiração por Sócrates, que conheceu em algum momento desse período, foi decisiva em sua vida.

miniaturaPlatão

Saiu de Atenas em -399, após a execução de Sócrates, e passou os 12 anos seguintes viajando. Por volta de -387 visitou a Magna Graecia e, em Taras (Tarento), conheceu o político e matemático Arquitas (c. -400).

Em Siracusa tornou-se amigo de Díon (-408/-354), jovem parente de Dionísio I, tirano que governou a cidade de -405 a -367. Em razão de atritos com o tirano, foi expulso e vendido como escravo em Egina, então inimiga dos atenienses.

Resgatado por um amigo, retornou a Atenas e fundou por volta de -385 a Academia[1], protótipo de todos os colégios e universidades atuais.

A escola era dotada de alojamentos, refeitório e salas de leitura, onde Platão e seus alunos passavam o tempo estudando e discutindo matemática, astronomia, música e, é claro, filosofia. Sua intenção era formar homens de princípios elevados, preparados para exercer funções políticas de destaque em suas comunidades.

miniaturaA academia

Em -365 e em -361 esteve novamente em Siracusa, a pedido do amigo Díon, em inútil tentativa de transformar o jovem Dionísio II (-367/-342), filho e sucessor de Dionísio I, no rei-filósofo que idealizara.

Desiludido com a dificuldade de colocar em prática suas ideias filosóficas, Platão não mais saiu de Atenas. Dedicou-se somente à Academia e aos seus escritos até -347, quando morreu.

Obras sobreviventes

Todos os 43 diálogos e treze cartas atribuídos a Platão pelos antigos, mas não necessariamente escritas por eles, chegaram até nós. Dentre eles, somente 27 diálogos e as cartas VI, VII e VIII são considerados autênticos; muitos eruditos, porém, acreditam que todas as cartas foram criadas posteriormente, para dar um arcabouço histórico aos diálogos.

Alguns epigramas atribuídos a ele também sobreviveram, mas a crítica moderna não os considera de sua autoria (veja aqui um exemplo).

A forma do diálogo platônico — também chamado, às vezes, de diálogo socrático — é, do ponto de vista literário e filosófico, uma discussão filosófica com estrutura dramática. Esse formato recebeu fortes influências do mimo siciliano mas, com Platão, o diálogo adquiriu status de gênero literário independente. Devido à pureza e correção da linguagem, a prosa de Platão também é considerada um dos paradigmas do dialeto ático.

Classificação

Na impossibilidade de datar individualmente cada um dos diálogos, é costume agrupá-los em relação à data das viagens de Platão à Sicília. A análise do estilo e do conteúdo permite, também, ordená-los de forma mais ou menos cronológica (Young):

  • 1º grupo (-399/-387)
    Apologia de Sócrates, Cármides, Críton, Eutidemo, Eutífron, Górgias*, Hípias Maior, Íon, Laques, Hípias Menor, Lísis, Menexeno, Mênon e Protágoras;
  • 2º grupo (-387/-367)
    Crátilo, Parmênides, Fédon, Fedro, O Banquete, A República e Teeteto;
  • 3º grupo (-360/-347)
    Leis Filebo, O Sofista, O Político, Timeu* e Crítias.

Nos diálogos do 1º grupo, ditos socráticos ou da juventude, Platão transmite as ideias e os métodos do Sócrates histórico.

No 3º Grupo ou da velhice, apresenta suas próprias ideias, em geral independentes das de Sócrates. Sócrates, no entanto, continua como personagem dos diálogos, por uma questão de fidelidade ao estilo literário.

Os diálogos do 2º grupo, ou da maturidade, são intermediários e apresentam algumas ideias de Sócrates, mescladas aos primeiros pensamentos independentes de Platão (3º grupo).

Alguns eruditos colocariam os diálogos marcados com um (*) no 2º grupo.

Sinopses

Por enquanto, estão disponíveis no Portal:

O pensamento platônico

Além de Sócrates, Platão teve outras influências, como por exemplo os pitagóricos, Heráclito e Parmênides. Sua filosofia contém, basicamente, dois elementos: o metafísico e o moral.

A famosa teoria das formas — com frequência erroneamente traduzida por teoria das ideias — é a mais importante contribuição platônica à filosofia. Segundo Platão, o mundo sensível (o que se apreende pelos sentidos), variado e mutável, é apenas um aspecto do mundo real, constituído por formas puras, fixas e imutáveis que só podem ser conhecidas intelectualmente, através da razão pura.

Platão, como os pitagóricos, acreditava que a alma já existia antes do corpo, continuava a existir após a morte e posteriormente entrava em novo corpo prestes a nascer. Em estado puro, era a alma capaz de contemplar sem obstáculos o Mundo das Formas; ao adentrar um novo corpo, porém, ocorria um choque e produzia-se o esquecimento. Mas, traços dessa contemplação permaneciam no espírito e podiam ser eventualmente reativados. Para conhecer, portanto, era preciso relembrar.

A forma suprema é a do Bem, capaz de tornar compreensíveis todas as demais. O verdadeiro conhecimento é o conhecimento do Bem. O filósofo, de todos o mais apto a adquirir esse conhecimento, é consequentemente o mais apto a governar a pólis ideal.

Outras contribuições

No Sofista, Platão fez várias observações específicas sobre a língua grega.