Græcia Antiqua
i1027
Apoteose de Homero
-225 / -205
Baixo relevo de mármore assinado por Arquelau de Priene e criado provavelmente em Alexandria.

A estela foi descoberta em 1658 na Via Appia, em Bovillæ, mas deve ter sido esculpida em Alexandria e trazida pelos romanos durante o domínio romano no Egito. Há ainda controvérsias sobre a identificação das figuras representadas; segue uma das interpretações mais aceitas.

No registro superior: Zeus reclinado e, à sua esquerda, de pé, Mnemosine. No registro imediatamente abaixo: as musas Terpsícore, Euterpe, Melpômene, Tália e Clio (da direita para a esquerda). No registro do meio, logo abaixo: um poeta? (abaixo da trípode), depois as musas Erato, Apolo (?) com cítara e as musas Polímnia, Urânia e Calíope (da direita para a esquerda).

O registro inferior tem os nomes dos personagens inscritos abaixo das figuras. Da esquerda para a direita: Homero entronizado, coroado por Crono (o tempo) e Ecúmene (o mundo), que alguns eruditos acreditam serem representações de Ptolomeu IV Filopátor e de sua esposa (e irmã) Arsinoé III; ao lado do trono, representadas como meninas, a Ilíada e a Odisseia. Logo à frente de Homero está o Mito, também representado como criança, e aos pés do trono há dois ratinhos, provável alusão ao poema Batracomiomaquia, incorretamente atribuído a Homero na Antiguidade.

No centro do registro inferior há um altar de sacrifícios, e à direita dele, da esquerda para a direita estão personificações da História, da Poesia, da Tragédia e da Comédia (com máscaras teatrais), da Natureza (figura de criança), da Virtude, da Memória, da Fidelidade e da Sabedoria.

Imprenta

Ilustração nº 1027
publicada em 31/05/2013.
Licença dos comentários: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Apoteose de Homero. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/img.asp?num=1027. Consulta: 28/06/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 30/04/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017