Homero / Ilíada: livro 1
O primeiro livro da Ilíada contém 611 versos e aborda a peste, a querela entre Aquiles e Agamêmnon e o desígnio de Zeus, funesto para os gregos.
Sumário
A principal função do Livro 1 é o estabelecimento do cenário e dos personagens do poema. O narrador conta como começou a cólera de Aquiles, presente em toda a obra, introduz personagens importantes, como Agamêmnon, Calcas, Nestor e Odisseu, e delineia a participação dos deuses gregos na história.
Resumo
1.1-7 Invocação à musa e enunciação do tema da epopeia. 8-42 No acampamento grego, Crises, sacerdote de Apolo, oferece rico resgate a Agamêmnon em troca de uma cativa, sua filha Criseida. Agamêmnon recusa grosseiramente e expulsa o velho; Crises invoca a ira de Apolo 43-53 e o deus provoca uma praga que mata homens e animais durante nove dias.
54-100 No décimo dia, Aquiles convoca uma assembleia e Calcas revela que a culpa é de Agamêmnon e que a praga cessará somente com a devolução de Criseida e um sacrifício a Apolo. 101-87 Agamêmnon cede, aborrecido, e se desentende com Aquiles ao exigir que Briseida, cativa de Aquiles, substitua Criseida. Indignado, Aquiles ameaça
308-347 Agamêmnon envia Criseida numa nau liderada por Odisseu, providencia a purificação dos soldados e sacrifícios a Apolo e envia seus arautos para tomarem Briseida. Aquiles não oferece resistência, todavia reforça seu juramento de se afastar dos combates. 348-429 A seguir, amargurado e enfurecido, invoca sua mãe, a deusa Tétis, e
493-532 Dias depois, no Olimpo, Tétis apresenta sua súplica a Zeus e é atendida. 533-69 Hera reprova a decisão de Zeus; ela e o marido discutem asperamente, mas 570-608 seu filho Hefesto consegue desanuviar o ambiente. Os deuses olímpicos festejam e se recolhem; 609-11 Zeus e Hera dormem pacificamente, lado a lado.
Recepção
A tristeza de Aquiles após a perda de Briseida foi retratada por Ésquilo na tragédia fragmentária Mirmidões
Criseida, inicialmente confundida com Briseida e considerada filha de Calcas,
Vários episódios do livro 1 inspiraram obras de arte gregas, romanas e
Da arte grega
Todos os episódios, inclusive a devolução de Criseida e cenas de Aquiles e Briseida sozinhos, representados como um casal, foram reproduzidas por muitos pintores e desenhistas neoclássicos.
Edições e traduções
As mais recentes edições comentadas e específicas do primeiro livro da Ilíada são de Simon Pulleyn (2000) e de Seth Schein (2022).
O primeiro livro foi estudado e traduzido isoladamente no século XIX por José Maria da Costa e Silva
Passagens selecionadas
Nos séculos