Homero / Ilíada: livros 16-17
Os livros 16 e 17 da Ilíada têm 867 e 761 versos, respectivamente, e descrevem as proezas de Pátroclo, sua morte e a luta pelo seu corpo.
Livro 16
Aquiles não se impressiona com a dominância dos troianos na batalha, mas Pátroclo o convence a emprestar-lhe a armadura, o carro e os mirmidões. Uma das naus gregas é incendiada e Pátroclo entra imediatamente na luta. O reforço faz os troianos recuarem e Pátroclo realiza numeras proezas, que culminam com a morte do herói lício Sarpédon, filho de Zeus.
Contrariando instruções de Aquiles, Pátroclo persegue os troianos em fuga e é morto por Euforbo e Heitor, auxiliados por Apolo.
Livro 17
Há uma luta feroz em torno do corpo de Pátroclo, defendido por Menelau, Ájax e outros heróis gregos. Menelau mata Euforbo, mas Heitor consegue pegar a armadura de Aquiles.
No final do dia, a despeito da forte pressão dos troianos, favorecidos por Zeus, os gregos estão conseguindo defender o corpo de Pátroclo e os cavalos de Aquiles. Antíloco deixa o campo de batalha para avisar Aquiles.