Homero / Ilíada: livros 5-9

Ἰλιάς Ε-Ι Ilias 5-9 Il. 5-9 (ou Hom. Il. 5-9) -750 / -725
página em construção

Os livros 5 a 9 da Ilíada descrevem a excelência guerreira de Diomedes, Heitor e Ájax, os reveses dos gregos e o apelo a Aquiles.

Nessa parte da epopeia os desígnios de Zeus, que favorecem os troianos, começam a tomar forma, a despeito dos sucessos dos gregos na batalha.

Total de versos: 3198, assim distribuídos: livro 5, 909 versos; livro 6, 529; livro 7, 482; livro 8, 565; e livro 9, 713 versos.

Resumo

Livro 5

Os gregos levam a melhor, e Diomedes realiza numerosas façanhas. Atena lhe dá capacidade de ver os deuses e ele fere Afrodite. Apolo protege Eneias, filho de Afrodite; Ares, Hera e Atena também intervêm na luta. Ares é ferido por Diomedes e volta ao Olimpo.

Livro 6

miniaturaHeitor, Andrômaca e Astiánax

Ájax, Diomedes e Menelau levam os troianos a recuar. A pedido do adivinho Heleno, Heitor volta a Troia para providenciar preces e sacrifícios aos deuses. Diomedes e Glauco se encontram, descobrem que suas famílias são ligadas por laços de hospitalidade e decidem não lutar entre si. Em Troia, Heitor pede à mãe, Hécuba, que ofereça sacrifícios a Atena, repreende Páris e se despede da esposa, Andrômaca, e do filho pequeno, Astiánax. Heitor e Páris voltam para a batalha.

Livro 7

Heitor desafia os gregos e Ájax o enfrenta em renhido duelo, que não tem vencedor. A noite chega e uma trégua cessa as hostilidades.

Livro 8

Zeus proíbe que os deuses intervenham e faz a luta se inclinar a favor dos troianos. Os gregos recuam até suas fortificações e os troianos acampam fora da cidade.

Livro 9

Agamêmnon propõe que os gregos desistam e voltem, mas Diomedes e os outros líderes se opõem. Agamêmnon reconhece que errou ao afastar Aquiles e envia Fênix, Ájax e Odisseu à sua tenda, prometendo a devolução de Briseida e várias riquezas como compensação. Aquiles recusa.

Edições e traduções

Edições: livro 6, Graziosi e Haubold (2010).