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Parmênides de Eleia

 
Parmênides de Eleia (-515/-450)

O eleata mais antigo, Parmênides, foi o mais influente dos filósofos que precederam Platão, que dedicou a ele um diálogo inteiro, o Parmênides , além de mencioná-lo com deferência em muitos outros. Sua influência na "teoria das formas" platônica foi muito significativa.

Biografia

Parmênides (gr. Παρμενίδης) nasceu por volta de -515 em Eleia, A data de sua morte não é conhecida, mas especula-se que tenha ocorrido por volta de -450. Era membro de uma ilustre família, e consta que "escreveu as leis" de Eleia (D.L. 9.23). Zênon de Eleia foi, certamente, seu discípulo (Pl. Pmn. 127a), e sabemos que o discípulo era cerca de 25 anos mais jovem do que o mestre.

Sua doutrina se distingue das anteriores, principalmente, pelo monismo e pelo imobilismo. Parmênides propôs que tudo o que existe é eterno, imutável, indestrutível, indivisível e, portanto, imóvel — o que alguns chamam de "doutrina do Uno". Essa verdade, o domínio do "ser", corresponde às coisas que são percebidas pela mente; o que é percebido pelas sensações, por outro lado, é enganoso e falso, e pertence ao domínio do "não ser". Trata-se de uma oposição direta ao mobilismo preconizado por Heráclito de Éfeso, para quem "tudo passa, nada permanece" (Pl. Cra. 402a).

Ao contrário de quase todos os filósofos precedentes, que divulgaram seus pensamentos em prosa, ele escreveu sua grande obra, Da Natureza, em versos hexâmetros semelhantes aos de Homero, e atribuiu suas ideias a uma revelação divina. Tradicionalmente, o poema é dividido em Proêmio, Caminho da Verdade e Caminho da Aparência.

A célebre expressão filosófica "nada vem do nada" (lat. ex nihilo nihil fit), associada em nossos dias às leis físicas de conservação da massa e da energia, deriva das teses de Parmênides relativas ao "ser" e ao "não ser".

Fragmentos, edições e traduções

O Proêmio e quase todo o Caminho da Verdade de Parmênides chegaram até nós, através dos médicos Sexto Empírico (fl. sæc. II/III) e Simplício (sæc. VI). Dele temos, ainda, vários fragmentos de pequena extensão e uma abundante doxografia, notadamente em Platão, Aristóteles e Teofrasto.

A editio princeps dos fragmentos é a de Henri Estienne (Henricus Stephanus), publicada em 1573. Seguiram-na a de Fulleborn (1795), Peyron (1810), Karsten (1835), Diels (1897), Riezler (1934), Beaufret (1955), Cornford (1980), Cordero (1984) e Henn (2003), entre outros. Atualmente, a melhor coletânea para os fragmentos e a doxografia é a obra de Diels e Kranz (61951); a edição crítica de Kirk, Raven e Schofield (41994) é, também, muito útil.

Há várias traduções do fragmento maior de Parmênides para o português: Bornheim (1967), Cavalcante de Souza (1973), Mourão (1987), Trindade dos Santos (1997), Rocha Pereira (1998). Os fragmentos menores foram traduzidos por Cavalcante de Souza (1973).

Outras iluminuras

 
Escola de Atenas.
Cidade do Vaticano, Museus Vaticanos

Leitura complementar brpt

Gerd A. Bornheim, Parmênides de Eléia, in _______, Os filósofos pré-socráticos. São Paulo, Cultrix, 1967, p. 53-9. Gerardo M. Mourão, O Poema, de Parmênides. São Paulo, GRD, 1987. M.P. Marques, O caminho poético de Parmênides. São Paulo, Loyola, 1990. R.F. Kuhnen & J. Cavalcante de Sousa, Parmênides de Eléia, in J. Cavalcante de Sousa (org.), Os Pré-Socráticos, São Paulo, Abril Cultural, 51991, p. 75-83. E. Carneiro Leão & S. Wrublewski, Os pensadores originários: Anaximandro, Parmênides, Heráclito, Petrópolis, Vozes, 1991. J.T. Santos, Da Natureza. Parmênides. Lisboa, Alda, 1997 (reed. São Paulo, Loyola, 2002).

Créditos das ilustrações

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i0016Escola de Atenas → Ver comentários.

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Artigo nº 0705
publicado em 31/05/2003. Atualização: 24/05/2007.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Parmênides de Eleia. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0705. Consulta: 27/03/2017.
 
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