Græcia Antiqua INTRODUÇÃOARTECIÊNCIASFILOSOFIAGEOGRAFIAHISTÓRIALÍNGUALITERATURAMITOLOGIAMÚSICARELIGIÃO

Os eleatas

 
Parte da ágora de Eleia

A escola de pensamento conhecida entre nós por eleática está associada à pólis de Eleia (gr. Ἐλέα), no sul da península italiana[1], e engloba os filósofos Parmênides de Eleia, Zênon de Eleia e Melisso de Samos. Platão e Aristóteles mencionam que o iniciador dessa escola foi Xenófanes de Cólofon mas, na realidade, não há nenhuma conexão efetiva entre o pensamento dele e o dos eleatas.

Os eleatas lidavam com os conceitos de ser, não ser, movimento, tempo, espaço, continuidade e defenderam a unicidade estática de tudo o que existe, i.e., um Uno eterno e imutável. Eles também consideravam falsa a realidade que se apresenta aos nossos sentidos, que percebem tudo como uma multiplicidade, e a contrapunham à efetiva realidade percebida por nossa mente, capaz de apreender a unicidade da existência. Os eleatas foram os primeiros a defender a necessidade de critérios objetivos para o estabelecimento da verdade e criaram argumentos que partiam de premissas claras e indubitáveis.

As principais doutrinas da escola[2] eleática se opunham às teorias dos filósofos pré-socráticos que os precederam, notadamente aos milesianos, que explicavam toda a realidade através de um elemento único, primário, e a Heráclito de Éfeso, que descrevia a realidade como a soma de mudanças constantes e ininterruptas.

Notas

  1. A pólis, originalmente denominada Hiele (gr. Ὑέλη), foi fundada por colonizados de Foceia entre -538 e -535. As ruínas ficam atualmente perto da moderna cidade de Velia, província de Salerno, na Campânia (sul da Itália).
  2. Em filosofia, o termo “escola” se aplica a um determinado sistema de princípios filosóficos; seus membros ou seguidores adotam esses princípios ou maneiras de pensar / explicar o Universo. Como essas escolas são escolas de pensamento, nem sempre há um determinado edifício associado a elas. Exceções notáveis foram a Academia de Platão e o Liceu de Aristóteles.

Créditos das ilustrações

i1138Parte da ágora de Eleia → Ver comentários.

Links externos

Imprenta

Artigo nº 0468
publicado em 31/05/2003. Atualização: 09/08/2007.
Licença: CC BY-NC-ND 4.0
Como citar esta página:
RIBEIRO JR., W.A. Os eleatas. Portal Graecia Antiqua, São Carlos. URL: greciantiga.org/arquivo.asp?num=0468. Consulta: 18/08/2017.
 
Portal Grécia Antiga ISBN 1679-5709 On-line desde 04/11/1997 f   t   i   i Sobre o Portal Ajuda FAQs Mapa do site Termos de uso 30/04/2017 ← novidades Contato Outras páginas do autor
 Wilson A. Ribeiro Jr., 1997-2017